Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DOS NIVEIS SERICOS DE VITAMINA B12 E ESTUDO DO FERRO EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIATRICA DO TIPO BYPASS GASTRICO EM Y DE ROUX

OBJETIVO

Este trabalho analisou os efeitos dos níveis séricos de vitamina B12 e estudo de ferro em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica e correlacionou com a técnica cirúrgica By-pass gástrico em Y de Roux. Complicações inerentes a técnica devem ser evitadas de maneira profilática, logo, expor dados precisos que evidenciem os impactos da cirurgia são fundamentais para complementar o sucesso terapêutico.

MÉTODO

Trata-se de um estudo de coorte. A coleta de dados foi realizada na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e no Hospital Adventista (HAM), Manaus, AM. Os exames analisados foram vitaminas B12 e estudo do ferro (ferro sérico, transferrina, ferritina sérica) em 19 pacientes. Esse estudo foi aprovado com o CEP: 097397/2016. Os critérios de inclusão foram: Obesidade II e III submetidos a cirurgia; Idade: 18 a 65 anos; e de exclusão: Anemia Ferropriva, Megaloblástica ou doença crônica. A leitura e análise estatística foram realizadas por meio do software MINITAB para determinar o testes estatísticos t-Student (significância de 5%).

RESULTADOS

As atividades de pesquisa iniciaram em setembro de 2017. Foram levantados dados clínicos-laboratoriais de 19 pacientes. A média dos resultados de ferro sérico (pré= 83,3 pg/dL e pós= 80,82 pg/dL), ferritina (pré= 161 ng/mL e pós= 107,65 ng/mL) e saturação de transferrina (pré= 283,8 mg/dL e pós= 262 mg/dL) foram inferiores no pós-operatório. Quanto aos níveis séricos de vitamina B12 (pré= 278 pg/mL e pós= 586,6 pg/mL), os resultados pós-operatórios foram superiores devido a suplementação profilática. No teste T-Student o p-valor obtido foi um número inferior a significância de 0,05 em todos os exames, portanto, é possível aceitar a hipótese de que existe diferença dos valores pré e o pós-operatórios.
Cerca de 35,4% dos pacientes apresentaram níveis baixos de ferro, sendo mais evidente naqueles com maior tempo de cirurgia, comparados com os de cirurgia recente. De acordo com a literatura, a maior parte dos pacientes submetidos à cirurgia devem fazer algum tipo de suplementação de vitaminas e/ou minerais diariamente.

CONCLUSÕES

Os valores de vitamina B12 tiveram um aumento significativo após a cirurgia bariátrica, enquanto todos os três exames para o estudo do ferro (transferrina, ferro sérico e ferritina) foram inferiores após a cirurgia. Com estes resultados, é possível definir que a mudança anatômica pelo By-pass gástrico causa um efeito negativo na absorção de ferro. Alguns pacientes apresentaram valores abaixo da média, sendo necessário a prescrição de ferro suplementar, a fim de evitar complicações pelo déficit da substância. O estudo enfatiza a importância dos exames para dosagem de vitamina B12 e o estudo do ferro, neste grupo de pacientes. É preciso também a conscientização do médico e do paciente quantos aos riscos inerentes da cirurgia.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Fundação Hospital Adriano Jorge - FHAJ - Amazonas - Brasil

Autores

Gabriel Affonso Sommavilla De Grande, Larisse Souza Morais, Sidney Nogueira Carvão Aguiar Valle, André Diego Damasceno Silva, Ernesto Oswaldo Sanchez Arganaraz, Madison Kleber Gomes Silva, Márcio Valle Cortez