Dados do Trabalho


TÍTULO

A IMPORTANCIA DA ANGIOPLASTIA RENAL TRANSLUMINAL PERCUTANEA COMO TRATAMENTO CIRURGICO DE ANOMALIA ESTENOSANTE : RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

As alterações anatômicas das veias renais não são raras e muitas vezes acabam implicando em modificações morfofuncionais que podem resultar em complicações sistêmicas. O caso a ser apresentado é de um paciente com modificação representada por veia renal esquerda dupla acompanhada de porção inferior retroaórtica, sendo evidenciada como principal causa de patologia por aumento da pressão do sistema venoso. Também foram observados efeitos secundários manifestados em adulto jovem, tendo como correção cirúrgica vascular imediata a melhor opção para manejo da sintomatologia apresentada pelo paciente e também para solucionar seu problema anatômico compressivo.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, branco, 36 anos, encaminhado pelo urologista com história pregressa de hematúria há 5 anos, trazendo angiorressonância e tomografia de vias urinárias que mostravam a presença de Veia Renal esquerda (VRE) dupla com a renal inferior em posição retroaórtica. Diante disso, a ocorrência de uma hipertensão venosa renal esquerda tornava-se o reflexo dessa variação, sendo necessária uma angioplastia de VRE como terapêutica. O procedimento cirúrgico realizado foi a angioplastia transluminal percutânea a partir da punção da veia femoral direita. A partir da angiografia seletiva foi visto que a porção inferior da VRE apresentava estenose, enquanto que a porção superior não apresentava anormalidades. Foram colocados dois stents sobrepostos, sendo um de 8x40 mm e o outro de 10x40 mm após a insuflação do balão. Os stents escolhidos foram de material auto expansível para assegurar que a pulsatilidade da aorta em sua porção abdominal não comprimisse esses dispositivos. O paciente no oitavo dia de pós operatório (DPO) apresentava-se sem queixas, sendo orientado retorno após 30 dias da cirurgia. Exames de Ultrassonografia de VRE, Raio x de abdome total, Clearence de creatinina, proteinuria de 24h, sumário de urina e microalbuminúria de 24h foram solicitados para a próxima consulta. O uso de Clopidogrel 75mg e Xarelto 15mg foi prescrito para o paciente nesse período. No retorno após 1 mês de cirurgia, o paciente apresentou exames sem alterações relevantes e referiu uma melhora na qualidade de vida.

DISCUSSÃO

Do ponto de vista clínico, a grande maioria das anomalias vasculares renais apresentam espectro variável de manifestação, podendo até ser incompatíveis com a vida. Nos casos de implicações sintomatológicas de cunho relevante como, por exemplo, os sintomas compressivos causados pelo encarceramento entre a veia renal e a aorta abdominal, torna-se imprescindível destacar a importância da cirurgia para correção de situações dessa magnitude. Portanto, o caso relatado trás consigo a eficácia da angioplastia transluminal renal percutânea com implante de stent no controle da hipertensão e na preservação/restauração da função renal bem como a escolha da técnica cirúrgica mais adequada como ponto preponderante na recuperação e bem estar do paciente ao longo do pós operatório.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIPÊ - Paraíba - Brasil

Autores

Vinícius Costa Calado, Luan Cayke Marinho Oliveira, Guilardo Soares da Fonsceca Ataíde, Paulo Roberto da Silva Lima, Victor Magalhães Feitosa Salazar de L'Armée