Dados do Trabalho
TÍTULO
OBSTRUÇAO INTESTINAL - ILEO BILIAR
INTRODUÇÃO
O ileobiliar (IB) é causa rara de obstrução do trato gastrointestinal por cálculo biliar que pode ocorrer do estômago até o reto, sendo mais comum a obstrução ao nível do intestino delgado. É responsável por 1 a 3% das obstruções intestinais, e mais de 25% dos quadros oclusivos em maiores de 65 anos. Normalmente, inicia-se a partir de um quadro de colelitíase crônica, que evolui com a formação de uma fístula colecistoentérica, com a passagem de cálculo de grande tamanho para o trato gastrintestinal, culminando com obstrução1.
RELATO DE CASO
AC, 68 anos, mulher, hipertensa e cardiopata, deu entrada neste serviço, com dor e distensão abdominal, vômitos, mal estar e parada de eliminação de gazes e fezes, há 5 dias, compatível com abdome agudo obstrutivo. Radiografia de abdome evidenciou níveis hidroaéreos e distensão de alças intestinais. TC de Abdome mostrou imagem hiperdensa ovalada de aproximadamente 4 cm em topografia de íleo terminal(FIG. X). Submetida a laparotomia exploradora, foi identificada em fossa ilíaca direita, massa pseudo-tumoral íleo-cecal aderida ao epíplon, com sinais de sofrimento de alça de íleo terminal e de pequena porção de cólon ascendente. Após exploração, foi encontrado um cálculo biliar de 4 cm(FIG. Y). Procedeu-se a colectomia direita associada a enterectomia parcial de 15cm com reconstrução do trânsito através de íleo-transversoanastomose mecanica latero-lateral. Foi realizado colangioRNM no pós-operatório, que evidenciou fístula biliar(FIG. Z). A correção será programada eletivamente. A paciente evoluiu bem e recebeu alta hospitalar.
DISCUSSÃO
O diagnóstico de IB permanece um desafio. Os elementos da tríade de Rigler nem sempre estão presentes: obstrução de alças de delgado, pneumobilia e cálculo biliar ectópico1. O IB tem curso insidioso, podendo variar entre 6 horas e 22 dias, e apresentar sintomas de obstrução intestinal intermitente5. Mais de 50% dos diagnósticos só são confirmados durante a laparotomia 2,3.
O tratamento da obstrução do IB é a remoção do cálculo biliar por enterotomia proximal e sutura primária da alça1. A ressecção intestinal é indicada quando ocorre perfuração ou necrose do segmento envolvido2. A colecistectomia e a correção da fístula bilioentérica podem ser realizadas tanto no momento da remoção do cálculo, como em um segundo tempo, havendo consenso para o segundo4.
1. ALENCASTRO, MC de et al . Abdome agudo por obstrução por ileobiliar. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro , v. 40, n. 4, p. 275-280, Aug. 2013 . Available from
2. WEISS RG, OLIVEIRA LF, SUSIN VA, OLIVEIRA M, WEISS T. Íleo biliar: relato de seis casos e revisão de literatura. Rev AMRIGS. 2001; 45:88-90.
3. FRAGA JBP, SOUZA TGS, NASCIMENTO ACR, MORAES EO, VIEIRA FJ. Íleo biliar: relato de caso. HU Rev. 2008; 4:141-5.
4. RAVIKUMAR R, WILLIAMS JG. The operative management of gallstone ileus. Ann R Coll Surg Engl. 2010;92(4):279-81.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Hospital Municipal Prof. Dr. Alipio Correa Netto - São Paulo - Brasil
Autores
Luiz Eduardo Guimaraes Salinas, Lourenilson Jose Souza, Pedro Brum da Silveira Ferraz