Dados do Trabalho
TÍTULO
ANALISE DA TERAPIA FOTODINAMICA NO MANEJO DO ESOFAGO DE BARRETT
OBJETIVO
O estudo tem por finalidade analisar o benefício, a indicação e o efeito colateral da Terapia Fotodinâmica no tratamento do Esôfago de Barrett.
MÉTODO
Foi realizada uma busca por artigos científicos nas bases de dados SciELO e PubMed, em Maio de 2018, utilizando os descritores Doença do Refluxo, Esôfago de Barrett, Terapia Fotodinâmica em diferentes estratégias utilizados operadores booleanos AND e NOT. Foram encontrados 129 estudos, 25 desses foram selecionados a partir da leitura do título e incluídos 12 nesta revisão integrativa.
RESULTADOS
A Terapia Fotodinâmica consiste na capacidade de destruição tecidual quando substancias fotossensibilizadoras são estimuladas por energias fotoluminosas. Essa substância é aplicada por via endovenosa sendo distribuída pelo corpo, mas absorvidas por tecidos neoplásicos. Após isso há aplicação do lazer para ativar a substância acumulada na mucosa por meio de um cateter introduzido no endoscópio. Ao comparar o tratamento do Esôfago de Barrett com Omeprazol sozinho, versos Omeprazol associado com Terapia Fotodinâmica verificou-se que em 5 anos, 15% progrediram para o câncer quando associado com o Terapia Fotodinâmica, enquanto no tratamento isolado com Omeprazol 29% progrediu para o câncer.
CONCLUSÕES
O manejo do Esôfago de Barrett é particularmente complexo, visto que depende de exames endoscópicos e histopatológicos que identifiquem o grau de acometimento para direcionar a melhor terapêutica induvial. Dessa forma, a Terapia Fotodinâmica mostra-se importante nos estágios inciais do Esôfago de Barrett por reduzir o risco de progressão e desfechos relacionados ao câncer.
Área
ESÔFAGO
Instituições
CESMAC - Alagoas - Brasil
Autores
BRUNA SIMOES ROMEIRO ROMEIRO, CAMILA GONÇALVES LEÃO, ALEFF FERREIRA DE LIMA, JULIANA BRASIL DE OLIVEIRA