Dados do Trabalho
TÍTULO
Rembrandt e suas representações artísticas de lições de anatomia no século XVII
OBJETIVO
Descrever as representações artísticas de lições de anatomia do século XVII retratadas por Rembrandt, explorando a importância e caracterização das aulas e dos anatomistas da época.
MÉTODO
Realizou-se busca nas bases de dados Medline e SciELO, utilizando-se os termos “Rembrandt”, “Dr. Tulp”, “Dr. Deyman” e “lição de anatomia”, em português, inglês e espanhol. Além disso, realizou-se uma análise crítica de obras de artes em endereços eletrônicos de museus.
RESULTADOS
Rembrandt foi um notável pintor holandês do século XVII, autor das obras "A lição de Anatomia do Doutor Tulp" (1632) e "A Lição de Anatomia do Doutor Deyman" (1656). As pinturas nos permitem obter um vislumbre da medicina do século XVII e sobre o ensino de anatomia humana da época, que usava como objeto de estudo corpos de criminosos condenados à morte. Estas aulas aconteciam somente uma vez ao ano, durante o inverno, pela maior possibilidade de conservação dos corpos. Elas atraíam um grande público leigo, inclusive burgueses de toda a Europa, ansiosos por compartilhar do conhecimento dos anatomistas, que até então detinham exclusividade sobre o tema. A partir da análise das pinturas de Rembrandt, curiosas descobertas foram feitas, inclusive erros anatômicos retratados nas obras. Constata-se também a presença exclusivamente masculina em ambas as pinturas, retrato social da profissão médica que viria a se modificar radicalmente nos séculos seguintes.
CONCLUSÕES
As “lições de anatomia” pintadas por Rembrandt são de extremo valor para compreendermos melhor como era o funcionamento e a importância dessas aulas na Holanda do século XVII. As demonstrações anatômicas eram, além de educativas, eventos sociais e culturais. A partir da análise das obras e do seu contexto histórico, pode-se inferir o "status" social dos retratados e a importância dos estudos anatômicos para os cirurgiões do século XVII. Tais fatos contribuem para a compreensão da evolução histórica da ciência da cirurgia, conhecimento este de grande importância para o cirurgião moderno.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UNICEPLAC - Distrito Federal - Brasil
Autores
Victoria Malzoni Dias Porto, Jordano Pereira Araújo