Dados do Trabalho
TÍTULO
SIMULADORES DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO DE ACADEMICOS EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
OBJETIVO
Desenvolver simuladores de baixo custo para que acadêmicos de medicina possam ter contato com a cirurgia cardiovascular. Além disso, espera-se fomentar o interesse pela área a partir do treinamento em algumas técnicas cirúrgicas.
MÉTODO
Para desenvolvimento dos simuladores foi utilizado os materiais facilmente encontrados em lojas comerciais regulares: cotovelo de tubo de esgoto, tampa de soldagem, manga de tubo de esgoto simples, Gesso, molde de silicone de cupcake, Tecido de EVA, forma de gelo de silicone, balões espaguete. Foram confeccionados 3 tipos de simuladores: Simulador de válvula aórtica, Simulador de válvula mitral e Simulador de anastomoses vasculares. O modelo dos simuladores foi aplicado no curso durante o evento Semana Cirúrgica para 50 acadêmicos de 6 escolas médicas do estado do Rio de Janeiro, do 1º ao 10º período. No curso, foi passado um vídeo explicando a cirurgia e as técnicas principais envolvidas e aplicado um questionário em que foi avaliado os benefícios do curso para sua formação, o interesse despertado pela área, a avalição de desempenho e a semelhança do simulador com a realidade.
RESULTADOS
Visto a ata da 5º Sessão Ordinária da CNRM , em 18 de maio de 2017, em que foi aprovada a matriz de competências da residência medica em cirurgia cardiovascular, com cinco anos de treinamento, com acesso direto a partir de 1º de março de 2018, é cada vez mais necessário o contato dos acadêmicos de medicina com a cirurgia cardiovascular. Baseando-se na obra (SILVA1, R. R. E. et al. Low Cost Simulator for Heart Surgery Training. Braz J Cardiovasc Surg, [S.L], v. 31, n. 6, p. 449-53, 2016) nosso trabalho procurou o desenvolvimento de simuladores de baixo custo para acadêmicos de medicina terem o primeiro contato com técnicas realizadas durante a cirurgia cardíaca. Nos simuladores foi optado por desenvolver três tipos de exercícios, enxerto de válvula mitral e aórtica e anastomoses cardiovasculares proximal e distal. O resultado do questionário foi que a maioria dos acadêmicos acharam excelentes o seu aprendizado e a contribuição para sua formação, a maioria também apresentou após o curso interesse pela área de cirurgia cardiovascular, e acharam válido a repetição do curso nos simuladores.
CONCLUSÕES
Conclui-se ser de extrema importância o desenvolvimento de simuladores nas práticas médicas, eles ajudam a ampliar a visão do acadêmico e também sua criatividade, bem como servem para difundir o interesse do jovem pela cirurgia cardíaca. Sendo simuladores de baixo custo e de fácil reprodução, isso auxilia na ampla utilização desse tipo de simuladores pelos acadêmicos. Com base nos resultados encontrados pode-se inferir que os simuladores tiveram impacto positivo na vida acadêmica dos estudantes, bem como ajudaram a despertar interesse pela área.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
UNIVERSIDADE DE VASSOURAS - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Raul Ferreira de Souza Machado, Caio Teixeira dos Santos, Ana Paula Romagnioli Mattos, Carla Maria Nogueira Cavalheiro, Karine Vieira da Rocha, Demian Candido Ferreira, Ivana Picone Borges de Aragão