Dados do Trabalho


TÍTULO

LINFANGIOMA PERIRRENAL

INTRODUÇÃO

O linfangioma é uma malformação rara do sistema linfático, resultante de uma dilatação anormal dos ductos linfáticos, sendo mais frequente a ocorrência nas regiões cervical (75%) e axilar (20%). A localização retroperitoneal é responsável por menos de 1% de todos os casos. A maioria dos casos relatados na literatura é identificada incidentalmente, no entanto alguns linfangiomas abdominais podem cursar com dor. O tratamento definitivo das lesões é a ressecção cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 50 anos, procurou atendimento em novembro de 2015 após queda da própria altura, a partir da qual apresentou dor intensa dorsal, com irradiação abdominal, piorada ao repouso prolongado. Ao exame físico do abdome, este encontrava-se semi-globoso, com ruídos hidroaéreos presentes e normoativos e indolor a descompressão brusca. Foi realizada tomografia computadorizada na investigação, que evidenciou a presença de uma massa hipodensa de cerca de 4 cm próxima a rim esquerdo, associada a linfonodomegalia peri-aortica. Em dezembro de 2016, foi realizada laparoscopia diagnóstica, na qual foi visualizada uma lesão perirrenal à esquerda, próxima à aorta, de aspecto cístico, sendo esta ressecada durante o procedimento cirúrgico. Evoluiu com fistula quilosa, com resolução após tratamento conservador. O exame anatomopatológico e o procedimento imuno-histoquímico indicaram o diagnóstico de linfangioma cístico. Paciente apresentou recidiva da lesão em 2018, diagnosticada por meio de tomografia computadorizada de abdome de controle, sendo indicada nova abordagem cirúrgica. Foi submetida à nova laparoscopia, porém pela grande quantidade de aderências foi optado por conversão para cirurgia aberta, com exérese do linfangioma recidivado. A paciente evoluiu bem, sem intercorrências no pós-operatório. Segue em acompanhamento ambulatorial, sem sinais clínicos ou bioquímicos de recidiva da doença.

DISCUSSÃO

Linfangiomas renais representam uma condição rara de grande desafio diagnóstico, cujo tratamento é eminentemente cirúrgico. O caso relatado aborda a identificação de um linfangioma cístico de localização retroperitoneal submetido a tratamento cirúrgico.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Jeanne Priscila Santos, Ana Virginia Ferreira Figueira, Andrea Pedrosa Ribeiro Alves Oliveira, Lucio Lucas Pereira, Marcela Louise Gomes Rivas, Mario Henrique Bitar Siqueira