Dados do Trabalho


TÍTULO

ENTERECTOMIA EXTENSA COM RECONSTRUÇAO INTESTINAL PRECOCE (DUODENO-TRANSVERSO ANASTOMOSE) APOS COMPLICAÇAO DE BYPASS GASTRICO

INTRODUÇÃO

A síndrome do intestino curto (SIC) é uma condição disabsortiva causada mais frequentemente pela ressecção maciça do intestino delgado. Sua apresentação clínica é variável, devido a notável capacidade do intestino em compensar o segmento perdido.
A SIC é melhor descrita como um estado em que a função gastrointestinal do indivíduo é inadequada para manter seu estado nutricional e de hidratação.
Quando realizado ressecção intestinal com confecção de ostomias, perde-se a capacidade absortiva do intestino remanescente.
O presente relato de caso contribui positivamente com estudos atuais que demonstram melhor prognóstico em curto, médio e longo prazo quando realizado a reconstrução intestinal precoce.

RELATO DE CASO

FGD, 61 anos, casado, natural e procedente da Espanha. Relata passado de cirurgia para redução do peso em 2008 (Bypass Gástrico), além de diabetes.
Apresentou, em junho de 2018, quadro de dor abdominal súbita e de forte intensidade, associado à dispneia, taquicardia e sudorese profusa.
Admitido em outro serviço com estado geral comprometido, abdome distendido, doloroso à palpação difusamente, com sinais de irritação peritoneal e instabilidade hemodinâmica. Tomografia computadorizada de abdome mostrou sinais sugestivos de hérnia interna.
Na laparotomia exploradora identificou-se sofrimento intestinal extenso, sendo realizada enterectomia desde a terceira porção duodenal até metade do cólon transverso com confecção de duodenostomia terminal e transversostomia.
Admitido no Hospital Universitário Onofre Lopes em 7º dia pós operatório (DPO), já estável hemodinamicamente, apresentando alto débito através de duodenostomia e desnutrição.
Iniciado nutrição parenteral total (NPT), entretanto paciente mantinha perda de peso, distúrbio eletrolítico e hipoproteinemia.
Realizado enteroanastomose duodeno - cólon transverso termino-lateral no 30ºDPO da enterectomia. Introduzido dieta oral precocemente, atingindo meta calórica alvo por via oral no 6ºDPO da reconstrução do trânsito intestinal, NPT reduzida gradativamente para avaliar absorção entérica.
Estável clinicamente, com correção hidroeletrolítica e importante ganho de massa magra, optou-se pela transferência para Bilbao, Espanha, onde permaneceu internado por volta de 15 dias, recebendo alta hospitalar. No momento realizando NPT intermitente complementar durante a noite, sem queixas e sem limitações para atividade do cotidiano.

DISCUSSÃO

O entendimento da capacidade adaptativa do intestino remanescente em manter o estado nutricional do paciente é fundamental na SIC. A reconstrução precoce do trânsito intestinal, objetiva a maior capacidade absortiva à curto prazo e maior potencial adaptativo à longo prazo, apresentando melhores prognósticos.
Os resultados encontrados corroboram com as informações da literatura médica atual. Em função disso, o paciente é beneficiado positivamente com esta abordagem.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Guilherme Bastos Palitot Brito, Igor Marreiros Pereira Pinto, Senival Alves Oliveira Junior, Carlos Antonio Souza Filho, Dened Myller Barros Lima, Antonio Braz Silva Neto, Rebecca Gomes Ferraz, Lavier Kelvin Holanda Vidal