Dados do Trabalho


TÍTULO

ANEURISMA ROTO DE ARTERIA CEREBRAL MEDIA: USO DA TECNICA DE CLIP-WRAP

INTRODUÇÃO

Aneurismas cerebrais são uma deterioração estrutural que acomete a parede arterial, ocorrendo em até 5% da população, sendo a maioria dos casos assintomático até sua ruptura e sangramento. O sangramento culmina na gênese da hemorragia subaracnóidea. O tratamento de aneurismas rotos tende a ser por via microcirúrgica ou via endovascular.

RELATO DE CASO

A.M.S., sexo masculino, 51 anos, dá entrada na emergência com algia cervical, confusão mental e sonolência de início há 2 horas. Refere uso de medicações para quadro álgico, embora ineficazes. Ao exame físico neurológico reage a estímulos álgicos, pupila direita não reagente a luz. Nega comorbidades e uso de substâncias ilícitas. Solicitado exames laboratoriais e tomografia computadorizada (TC) de crânio. Exames laboratoriais dentro da normalidade. A TC de crânio evidenciou hidrocefalia e hemorragia subaracnóidea. Solicitada arteriografia de carótidas e vertebrais, com resultado que confirmou aneurisma da artéria cerebral média esquerda roto de aproximadamente 3 mm, com vasoespasmo severo. Indicado tratamento cirúrgico. No procedimento cirúrgico, paciente em decúbito dorsal, com cabeça lateralizada em 45° a direita, realizada incisão fronto-temporal com craniotomia pterional. Utiliza-se microcirurgia e com auxílio de microscópio microdissecção da fissura de Sylvius até visualização da artéria cerebral média esquerda. Realizada ampla dissecção que permite identificar localização do aneurisma. Na parede anterior observa-se a presença de um remanescente do colo, largo, no qual há tendência a desgarro com realização de qualquer manobra com clip, por isso emprega-se o uso da técnica de clip-wrap, com uso de cola ao redor do vaso. Realizada hemostasia, fechamento dural e cranioplastia com reposicionamento ósseo. Finda-se com fechamento dos planos, com posterior uso de curativo compressivo no local da ferida cirúrgica. Paciente recebeu alta no 28º DPO após melhora clínica e orientações quanto a necessidade de fisioterapia.

DISCUSSÃO

A técnica de clip-wrap é uma alternativa à impossibilidade da clipagem cirúrgica, sendo geralmente utilizada quando há colo alargado, calcificações e aneurismas de formato fusiforme. A técnica consiste no reforço da parede do aneurisma com materiais como algodão, músculo, cianoacrilato (cola). Embora, a clipagem tradicional seja o método preferível na maioria dos casos, a técnica de clip-wrap representa um avanço para tratamento de aneurismas não clipáveis.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Lorainny Aparecida de Alencar Veiga, Patrick Nunes Brito, Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Brenda Nunes Brito, Camila Fecury Cerqueira, Anna Carolina Pereira Gomes, Andressa Santos Osório, José Roberto Lopes Rivero