Dados do Trabalho
TÍTULO
RARA OBSTRUÇAO INTESTINAL POR FITOBEZOAR DECORRENTE DE BAGAÇO DE LARANJA COMPACTO
INTRODUÇÃO
Bezoares são caracterizados como uma compactação de material ingerido no lúmen do trato gastrointestinal, geralmente no estômago, podendo apresentar continuidade com o intestino delgado ou se fragmentar em múltiplas massas em qualquer segmento intestinal. No trabalho descrito, foi relatado um caso de fitobezoar (um subtipo de bezoar composto por fibras vegetais) decorrente da ingesta de laranjas sem a devida mastigação, o que levou à obstrução intestinal.
RELATO DE CASO
I.C.S., sexo masculino, 56 anos, agricultor, residente na zona rural de Bom Conselho/PE apresentou-se ao Hospital Geral do Estado de Alagoas – Maceió/AL – com história de dor abdominal inespecífica. Foi admitido com sintomas clínicos de abdome agudo obstrutivo, sendo encaminhado para exames laboratoriais e de imagem. Os parâmetros laboratoriais demonstraram a proteína C-reativa cerca de 4 vezes mais elevada em relação ao valor de referência, sem mais alterações significativas. Tomografia computadorizada revela dilatação em região jejuno-ileal, detritos intraluminais contendo bolhas de ar (aparência mosqueada) no local da obstrução. Em seguida, paciente encaminhado à laparotomia exploratória. Foram realizadas incisões mediana supra e infraumbilicais e os achados intra-operatórios incluem: aderências múltiplas de cólon transverso com parede abdominal, bezoar obstruindo a luz do íleo, que causou distenção do jejuno e íleo, anterior ao ponto de obstrução localizado a 50 cm da válvula íleo-cecal. Os demais órgãos e estruturas se encontravam normais. Durante o pós-operatório o paciente evoluiu bem, aceitando a dieta e com transito intestinal normal. Como complicação desenvolveu infecção de ferida operatória, que foi tradada com curativo e antibioticoterapia (Cefepime 2g + Metronidazol 500mg), esquema esse preconizado pela CCIH do hospital. Alta hospitalar após 16 dias pós-operatório.
DISCUSSÃO
Os fitobezoares são o subtipo mais comum de bezoares, sendo responsáveis por cerca de 2% a 3% de todas as obstruções do intestino. Sua principal ocorrência é em pacientes submetidos a operações abdominais, principalmente gástricas. Podem ocorrer, também, em extremos de idades que apresentam uma mastigação deficiente. Sendo assim, neste caso a obstrução ocorreu devido à mastigação deficiente, que gerou o acúmulo do bagaço da laranja na luz intestinal. O sinal da obstrução de aparência mosqueada visto na tomografia computadorizada é compatível com outros achados de fitobezoares. Os exames laboratoriais apresentaram uma reação inflamatória moderada, todavia inespecíficos para a causa da obstrução. O tratamento consiste na retirada da obstrução para reestabelecimento da peristalse e do trânsito intestinal. Tal relato contribui com a ampliação dos conhecimentos acerca dos fitobezoares, que apesar de sua raridade, o médico cirurgião deve estar apto a reconhecer e tratar da forma mais efetiva, respaldando sempre que possível seu planejamento e conduta cirúrgica nos exames de imagem.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil
Autores
Lívia Gomes Ribeiro, Ana Laura Mota Resende, Ivys Sousa Marinho, Lucas Gazzaneo Gomes Camelo, Nacélia Santos Andrade, Alice França Resende Bulhões, Alvaro Bulhões Silva Neto, Antonio Lopes Muritiba Neto