Dados do Trabalho
TÍTULO
RABDOMIOSSARCOMA PARATESTICULAR, UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O rabdomiossarcoma paratesticular embrionário é um tumor mesenquimal raro. Apresenta-se como uma massa intra-escrotal de crescimento progressivo e geralmente indolor. Acomete mais frequentemente pacientes na infância.
RELATO DE CASO
Trata-se de jovem de 19 anos admitido no pronto atendimento com queixa de edema escrotal indolor a direita com 3 meses de evolução. Relatava início do quadro coincidente com trauma testicular durante uma partida de futebol. Realizou USG de bolsa escrotal sugerindo diagnóstico de hematocele. Foi submetido a escrototomia para drenagem do possível conteúdo hemático, contudo, o que se evidenciou no intra-operatório foi uma massa constituída por tecido pouco diferenciado e focos necro-hemorrágicos que invadia e ulcerava a túnica vaginal. Foi aventada a hipótese de tumor de testículo, sendo realizada a orquiectomia radical direita por via escrotal. Ainda durante a internação foi realizado estudo tomográfico do tórax abdome e pelve. A TC de abdome evidenciou linfadenomegalia em topografia paraórtico-caval a direita, reforçando a hipótese diagnóstica de neoplasia testicular. Posteriormente o estudo histopatológico e a pesquisa imunohistoquímica concluiu tratar-se de rabdomiossarcoma paratesticular embrionário . Procedeu-se então a Linfadenectomia radical retroperitoneal, 2 mês após a primeira abordagem cirúrgica. O paciente evoluiu com lombalgia incapacitante e paraparesia de membros inferiores. RNM de pelve mostrou imagens sugestivas de invasão neoplásica em coluna lombossacral. A proposta passou a ser paliativa com radio e quimioterapia.
DISCUSSÃO
O rabdomiossarcoma paratesticular embrionário é um tumor raro, de comportamento agressivo, que acomete mais frequentemente pacientes na infância. No caso relatado, o paciente foi acometido fora da faixa etária de maior incidência da doença. Mesmo assim, a entidade deve ser lembrada como diagnóstico diferencial de massas testiculares indolores, pois o diagnóstico precoce de formas localizadas da doença geralmente propiciam um melhor prognóstico e maior sobrevida ao paciente.
Área
UROLOGIA
Instituições
COMPLEXO DE SAUDE SAO JOAO DE DEUS - Minas Gerais - Brasil
Autores
ALFREDO AUGUSTO MESSIAS, ANDRE FELIPE ZUCCOLO BARRAGAT ANDRADE