Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DE REDUÇAO MAMARIA CIRURGICA EM PACIENTES COM LIPODISTROFIA DECORRENTE DO USO DE ANTIRRETROVIRAIS

OBJETIVO

A lipodistrofia é um importante efeito colateral nos usuários de antirretrovirais, causando uma alteração na distribuição de gordura corporal que pode acometer diferentes regiões de tecido adiposo, inclusive, mamas. Esse distúrbio com o uso dos procedimentos cirúrgicos reduz o impacto negativo aos pacientes, possibilitando uma melhora da autoestima e maior adesão ao tratamento. O estudo objetiva estudar os números dos procedimentos que beneficiam os pacientes portadores dessa alteração.

MÉTODO

Foi realizada uma coleta observacional, descritiva e transversal dos dados disponíveis no DATASUS – Produção Hospitalar do SUS (SIH/SUS) – de janeiro de 2014 a outubro de 2018, avaliando número de internações, número de óbitos, taxa de mortalidade, distribuição geográfica dos casos e óbitos, média de internação hospitalar, entre outros.

RESULTADOS

No período analisado, houve um total de 26 internações para realização de redução mamária por lipodistrofia por uso de antirretrovirais, no Brasil. A grande maioria delas (23), ocorreram na região Sudeste e, mais comumente, na cidade de São Paulo, onde ocorreram 76,9% das internações de todo o Brasil. Os únicos outros estados onde esse procedimento também foi realizado foram Espírito Santo (3) e Pernambuco (3). Dos 26 casos em questão, não houveram óbitos decorrentes dessa cirurgia, e o tempo médio de internação foi de apenas 1,8 dias. O valor total gasto para esse fim foi R$27.405,23. O ano no qual houveram mais internações para a realização dessa cirurgia foi 2015, no qual foram realizados 9 procedimentos, enquanto os meses mais populares foram Fevereiro de 2015 e Junho de 2016. No período analisado, os anos de 2017 e 2018 são os que demonstraram menor número de procedimentos, com 2 cada.

CONCLUSÕES

Observa-se no estudo que o procedimento de redução mamária cirúrgica em pacientes com lipodistrofia foi eficaz e seguro na totalidade dos casos não acarretando óbitos. Ademais, essa cirurgia ainda é rara no país e concentrada regionalmente. Sendo que, a maioria dos procedimentos encontram-se na região Sudeste, sobretudo no estado de São Paulo. Além disso, a redução mamária cirúrgica para correção da lipodistrofia tem um curto tempo de recuperação, o que torna-se atraente para os pacientes, embora a maioria dos procedimentos sejam realizados nos meses relativos às férias, Fevereiro e Julho. Por último, atualmente houve uma queda na popularidade dos procedimentos, já que o montante se encontra em 2015.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Universidade de Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Giovanna Vidal Belo, Thaís Lemos de Souza Macêdo, Carolina Pereira, Bryan Morais, Isabella Sant'Ana, Patrick Lopes, Adriana Rodrigues Ferraz