Dados do Trabalho


TÍTULO

RESSECÇAO DE ADENOCARCINOMA POLIMORFO EM MAXILA COM RECONSTRUÇAO DE RETALHO MUCOSO

INTRODUÇÃO

O adenocarcinoma polimorfo é uma neoplasia maligna das glândulas salivares incomum em região de cabeça e pescoço, ocorre quase exclusivamente em glândulas salivares menores. Entretanto essa patologia apresenta sinais clínico patológicos próprios e baixo potencial biológico. A lesão ocorre com maior frequência em indivíduos idosos do gênero feminino, entre a sexta e oitava década de vida, com maior prevalência para as regiões do palato duro, palato mole, sendo o lábio superior e a mucosa jugal as outras localizações mais comuns. O diagnóstico diferencial tanto clínico quanto histológico é feito com o adenoma pleomórfico e o carcinoma adenoide cístico. O tratamento cirúrgico mais indicado é a excisão cirúrgica ampla, incluindo algumas vezes a ressecção do osso subjacente. Podem ocorrer metástases para os linfonodos regionais, porém são incomuns. A dissecção radical do pescoço não está indicada a menos que haja uma evidência clínica de metástase cervical.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, com 63 anos, leucoderma, procurou o Serviço de CTBMF da UFPE, apresentando lesão com aspecto tumoral na região de maxila esquerda. Na anamnese o paciente relatou que aproximadamente há 10 anos, havia realizado uma exodontia na arcada superior esquerda e a partir desse procedimento cirúrgico, surgiu uma tumoração em nível de maxila esquerda, que foi progredindo ao longo do tempo, de características nodulares, com consistência fibrosa, lisa, fixa, séssil, normocrômica, formato oval, limites nítidos e indolor. Ao exame radiográfico (Panorâmica), foi observada lesão com densidade radiográfica mista projetada em região de túber da maxila, lado esquerdo. Foi solicitado um exame Tomográfico Computadorizado e posterior reconstrução das imagens em 3D para melhor delimitação da lesão. Como forma de tratamento o paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico sob anestesia geral. A peça operatória foi encaminhada ao Laboratório de Histopatologia Oral da Universidade Federal de Pernambuco, onde confirmou as suas margens livres e com diagnóstico de adenocarcinoma polimorfo de baixo grau.

DISCUSSÃO

Os sítios de maior acometimento dessa neoplasia são: palato duro, palato mole, sendo o lábio superior e a mucosa jugal. Corroborando com a literatura, relata-se neste presente caso uma rara neoplasia maligna de glândula salivar menor. O sexo feminino tem sido apontado, como o de maior incidência dessa afecção, divergindo com o caso ora descrito. Foi relatado que a faixa etária de acometimento é entre 5ª e 8ª década de vida, ratificando com o presente trabalho já que o paciente deste estudo se encontra inserido nesta faixa etária, já que o mesmo tinha 63 anos na época do diagnóstico. Clinicamente e radiograficamente observa-se concordância entre o caso e a literatura. A excisão cirúrgica da lesão é relatada por diversos autores e foi a forma de abordagem da lesão.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

CAMILLA SIQUEIRA DE AGUIAR, MARCELA CÔRTE REAL FERNANDES, MILENA MELLO VARELA AYRES DE MELO PINHEIRO, VICTOR LEONARDO MELLO VARELA AYRES DE MELO, DEISE LOUISE BOHN RHODEN, RODRIGO HENRIQUE MELLO VARELA AYRES DE MELO, ANA LUÍZA INGELBERT SILVA, RICARDO EUGENIO VARELA AYRES DE MELO