Dados do Trabalho
TÍTULO
RESSECÇAO CIRURGICA DE ADENOMA PLEOMORFICO
INTRODUÇÃO
O adenoma pleomórfico é o tipo de neoplasia benigna mais comum das glândulas salivares, podendo sugerir malignidade quando há crescimento rápido, dor, envolvimento do nervo facial e adenopatia cervical. A idade de aparecimento está entre 40 e 60 anos de idade e tem uma prevalência maior no gênero feminino. Os lugares mais acometidos são: as glândulas parótidas, salivares menores e submandibulares. O diagnóstico para tumores das glândulas salivares depende de um exigente e preciso diagnóstico patológico e de seus exames não invasivos os quais incluem ultrassom, sialografia, tomografia computadorizada e imagem de ressonância magnética. O tratamento cirúrgico mais recomendado é a exérese completa da lesão, indispensável para evitar possível recorrência. Dependendo da localização, tamanho, profundidade e volume da lesão, a escolha da técnica cirúrgica para o tratamento do adenoma pleomórfico pode variar. O adenoma continua seu desenvolvimento, caso não seja removido completamente.
RELATO DE CASO
O presente trabalho tem como objetivo descrever um caso clínico de uma paciente, gênero feminino, melanoderma, 29 anos de idade, no qual procurou o Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Universidade Federal de Pernambuco queixando-se de um aumento de volume na região submandibular do lado esquerdo. A paciente relatou já ter sido submetida a cirurgia para excisão de um adenoma pleomórfico na mesma localização 4 anos antes. Ao exame clínico observou-se uma lesão na região de parótida esquerda, bem delimitada, de consistência firme e indolor. Foi solicitado um exame de imagem (ultrassom) e realizada uma biópsia da região que comprovou o diagnóstico inicial e a paciente foi encaminhada ao bloco cirúrgico para realizar a ressecção do tumor com parotidectomia parcial, sob anestesia geral. O acesso utilizado foi o submandibular de Risdon, prosseguido da divulsão dos tecidos subcutâneos, realizada a hemostasia de vasos sangrantes e a excisão da lesão. A sutura foi realizada por planos e a paciente prosseguiu em um pós-operatório segundo padrões de normalidade. Foi acompanhada até os dias atuais sem nenhum sinal de recidiva.
DISCUSSÃO
O adenoma pleomórfico, é um tumor benigno com idade prevalente na literatura entre a quinta e sexta décadas de vida e ao sexo feminino, o relato de caso demonstra prevalência no mesmo gênero, porém diverge da faixa etária. O adenoma pleomórfico da paciente acometeu a área de maior prevalência segundo a literatura, a glândula parótida. Clinicamente é de crescimento lento, assintomático e bem delimitado, conforme o caso relatado. Os exames de eleição são a ultrassonografia, sialografia, tomografia computadorizada e imagem de ressonância magnética, a paciente foi solicitada uma ultrassonografia demostrado imagem bem delimitada, hipoecóica na região de parótida esquerda. E o tratamento mais recomendado segundo os autores foi o realizado, com excisão completa da lesão.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
UFPE - Pernambuco - Brasil
Autores
CAMILLA SIQUEIRA DE AGUIAR, RODRIGO HENRIQUE MELLO VARELA AYRES DE MELO, DEISE LOUISE BOHN RHODEN, MILENA MELLO VARELA AYRES DE MELO PINHEIRO, MARCELA CÔRTE REAL FERNANDES, VICTOR LEONARDO MELLO VARELA AYRES DE MELO, LOHANA MAYLANE AQUINO CORREIA DE LIMA, RICARDO EUGENIO VARELA AYRES DE MELO