Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO CIRÚRGICO POR COMPLICAÇÕES CAUSADAS EM UM PACIENTE PORTADOR DA SIDROME DE MUNCHAUSEN

INTRODUÇÃO

O termo Síndrome de Munchausen é um transtorno factício, ou seja, os indivíduos fingem ou causam a si mesmo patologias ou traumas psicológicos para chamar atenção ou simpatia para si mesmo. Os sintomas podem ser induzidos por abuso de medicamentos/drogas com a habilidade de mimetizar sinais e sintomas de forma a necessitar de internações prolongadas, procedimentos de diagnósticos invasivos, longo tempo de terapia com as mais variadas classes de drogas e cirurgias. Táticas comuns de uma pessoa com síndrome de Munchausen é convencer os médicos de suas patologias através da manipulação de exames e sintomas. Observa-se também outra variação dessa síndrome, a síndrome de Munchausen por procuração que é uma forma de abuso infantil de alto risco, difícil de diagnosticar, o que muitas vezes passa despercebida por semanas, meses, mesmo anos, que pode resultar em complicações graves e até mesmo a morte. É uma forma peculiar de abuso, em que os tutores simulam a existência ou causa sintomas ou sinais de uma patologia a uma criança, a fim de procurar assistência médica e manobras de diagnóstico ou terapêutica cara ou arriscada, com o objetivo de chamar atenção para si.

RELATO DE CASO

Paciente, gênero masculino, melanoderma, 54 anos, que chegou encaminhado ao Ambulatório de CTBMF da UFPE, queixando-se de expelir insetos da cavidade nasal há 02 anos. Ao exame clínico observou-se um aumento de volume nas regiões da maxila e a mucosa nasal que se encontrava hiperemiada com a presença de corpos estranhos. Para diagnóstico solicitou-se os exames de imagens nas quais identificou-se uma imagem radiopaca nos seios maxilares dando uma hipótese diagnóstica de sinusite maxilar. A equipe optou pela realização de sinusectomia bilateral pela técnica de Caldwell-Luc com remoção dos corpos estranhos. O acompanhamento foi feito em todo pós-operatório. Após 60 dias, o paciente compareceu ao serviço com estado psicológico alterado relatando nova presença de insetos na cavidade nasal e bucal. Foi solicitado que o mesmo recolhesse os materiais por ele especificado que eram expelidos para ser enviado ao exame no setor de Entomologia. O laudo constatou que as informações do paciente não procediam, visto que os exemplares não se encontravam em estado de conservação condizentes com o esperável após o ato de expulsão dos mesmos pela cavidade nasal e bucal. O caso foi avaliado conjuntamente com o serviço de Psicologia e podemos chegar assim concluir o diagnóstico de Síndrome de Munshausen.

DISCUSSÃO

A síndrome de Munchausen é um transtorno factício em que o paciente provoca ou simula sintomas de doenças. A pessoa afetada exagera ou cria sintomas para ganhar atenção, tratamento e simpatia. Em alguns casos extremos, pessoas com essa síndrome estuda a fundo a doença para conseguir produzir os sintomas com maior precisão. No presente caso o paciente era portador da síndrome e assim como relata a literatura, provocava a si mesmo sintomas de uma doença a fim de atrair atenção.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

CAMILLA SIQUEIRA DE AGUIAR, MARCELA CÔRTE REAL FERNANDES, MILENA MELLO VARELA AYRES DE MELO PINHEIRO, RODRIGO HENRIQUE MELLO VARELA AYRES DE MELO, DEISE LOUISE BOHN RHODEN, VICTOR LEONARDO MELLO VARELA AYRES DE MELO, JOSÉ ERENILDO ALVES DA SILVA, RICARDO EUGENIO VARELA AYRES DE MELO