Dados do Trabalho
TÍTULO
PERSONALIDADE E SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS NO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA REVISAO DE LITERATURA.
OBJETIVO
Realizar levantamento literário, no cenário nacional e internacional, sobre personalidade associada a sintomas depressivos e ansiosos no estudante de medicina. Analisando a influência da personalidade na escolha profissional, levantando pontos comuns entre os graduandos, além de apanhar os fatores capazes de influenciar os aspectos emocionais do universitário durante sua formação médica. Visto que a partir da análise desse cenário, torna possível a implementação de intervenções efetivas por parte das instituições.
MÉTODO
Foi realizada revisão de literatura a partir da busca de artigos pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados: Lilacs, SciELO e Google Acadêmico, compreendidos entre 1999 e 2018.
RESULTADOS
Após refinamento, foram selecionados 12 artigos e 1 capítulo de livro, sendo encontrados mais títulos na SciELO.
São escassas as publicações que realizaram estudos comparativos entre os traços de personalidade prévios do estudante de medicina e o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos. Porém, diversos estudos analisam a influência das características de personalidade na escolha do curso ou da especialidade profissional. Entretanto, em estudantes de medicina, esses levantamentos são limitados.
De acordo com a literatura, as diferentes profissões atraem indivíduos específicos, que se sentem propensos a determinadas atividades. Os principais motivos citados para a escolha da medicina são altruísmo, interesse intelectual, influência de terceiros e interesse pela relação humana. Ainda, segundo os estudos analisados, o perfil dos ingressos é compostos por alunos com idade cada vez menor, sendo que, na adolescência é encontrado um maior grau de instabilidade identitária, o que pode potencializar os aspectos negativos e positivos da personalidade em formação.
Também, algumas referências demonstram que o estudante de medicina, durante o ciclo básico, possua posição esquizo-paranóide, extremamente associada ao sentimento de onipotência. Ao longo dos anos esse aluno, passa a assumir, uma posição depressiva, principalmente durante o ciclo clínico e o internato. Assim, esse cenário é a chave para o desenvolvimento de desequilíbrio emocional no futuro médico.
Dessa maneira, considerando que a personalidade e os diversos gatilhos durante a graduação, tornam propenso o desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos, tem-se evidências consideráveis da necessidade de intervenções por meio das instituições.
CONCLUSÕES
Com a análise da literatura, conclui-se que a personalidade dos estudantes de medicina possui traços que potencializam o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, podendo ser desencadeados ao serem associados a fatores depressivos e ansiogênicos que surgem durante a graduação. Portanto, o tema demanda visibilidade e incentivo para desenvolvimento de pesquisas com o intuito de identificar os fatores desencadeantes, e assim, orientar intervenções mais precisas pela direção e corpo docente no âmbito da saúde mental dos futuros médicos.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAUDE - ESCS DF - FACULDADE DE MEDICINA - Distrito Federal - Brasil
Autores
Larissa Batista de Sa, Yasmim Vinhal Fernandes