Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA INCISIONAL COMPLEXA: CORREÇAO CIRURGICA PELA TECNICA DE SEPARAÇAO ANTERIOR DE COMPONENTES

INTRODUÇÃO

Hérnias incisionais são definidas como protrusões de conteúdo cavitário através de incisões cirúrgicas preexistentes, devido a tensão excessiva e cicatrização inadequada. Representam uma das complicações mais comuns após cirurgia abdominal, com incidência que varia de 10 a 50% em pós operatório de laparotomia mediana. Essas hérnias podem provocar o aparecimento de sintomas como dor, obstrução intestinal e encarceramento. O crescimento progressivo do saco herniário pode levar a deformidades esteticamente desfavoráveis e, em alguns casos, comprometimento de atividades diárias.

RELATO DE CASO

Paciente 65 anos, relata que há 2 anos notou aumento do volume abdominal após cirurgia para reconstrução de transito intestinal. Ao exame físico notou-se abaulamento redutível em topografia de cicatriz mediana, sugestivo de hérnia incisional. Ultrassonografia de parede abdominal revelava diastese do músculo reto abdominal medindo 7,4 cm associada a grande hérnia incisional epigástrica. Nota-se ainda hérnia incisional paramediana a esquerda localizada entre o músculo reto abdominal e o músculo oblíquo externo com conteúdo intestinal e gordura mesenterial, medindo 4,9 cm. Com base nos achados do exame clinico e de imagem foi optado pela indicação cirúrgica. Realizado incisão em topografia de cicatriz mediana prévia, identificado orifícios herniários, realizado adesiolise e posterior separação do componente anterior. O fechamento da parede abdominal foi realizado com fio de vicryl 2.0, locado tela de polipropilene em toda a extensão da dissecção e fixação da tela com fio absorvível. Optado por drenagem a vácuo do subcutâneo e fechamento por planos da parede abdominal. Paciente evolui no pós-operatório de forma satisfatória, com ferida operatória de bom aspecto e dreno com secreção sero-hemática. Recebeu alta no 3º pós-operatório e atualmente está em acompanhamento ambulatorial sem sinais de recidiva.

DISCUSSÃO

A técnica de separação de componentes anterior envolve a separação de camadas musculares laterais da parede abdominal para avanço e fechamento sem tensão. É uma técnica de reconstrução da parede abdominal muito utilizada na prática cirúrgica. Essa técnica possui índice de morbidade que varia de 26 a 63%, relacionada principalmente a criação e desvascularização de grandes porções de pele durante a dissecção. Refinamentos na técnica operatória proporcionaram redução de complicações de ferida operatória para índices mais aceitáveis.O método de separação de componentes foi criado por Albanese e Ramirez para reconstrução de parede abdominal em hérnias extensas e complexas. A técnica foi descrita como uma forma de reestabelecer a funcionalidade da parede abdominal por reparo com tecido autólogo, através de divisão da aponeurose e músculo oblíquo externo, elevando o músculo reto-abdominal de sua bainha posterior e mobilizando os músculos reto, oblíquo interno e transverso abdominal medialmente.A técnica se mostra efetiva no tratamento de grandes defeitos da parede abdominal.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital Geral de Carapicuíba - São Paulo - Brasil

Autores

Bruno Amantini Messias, Fabio Orsi Ceribelli, Breno Falco, Renata Salvino Zanon, Beatriz Lin Carbone, Idalecio Fonseca Souto, Beatriz Queiroz Cruz, Jaques Waisberg