Dados do Trabalho
TÍTULO
MONITORIZAÇAO DO NERVO FACIAL EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA: RELATO E REVISAO LITERARIA
INTRODUÇÃO
O nervo facial é responsável pela inervação dos músculos da expressão facial e sensibilidade no terço anterior da língua. Diversos procedimentos cirúrgicos são realizados em sua área de inervação, necessitando assim de técnicas de preservação neural. Diversos procedimentos já foram descritos, mas os de monitorização neurofisiológica, embora ainda pouco presente nos centros de cirurgia, têm se mostrado mais eficaz.
Para tal, foi realizado um relato de caso e revisão de literatura dentre as diversas técnicas de preservação neural.
RELATO DE CASO
Pacientes foram submetidos à cirurgia realizada no sítio do trajeto anatômico do nervo facial. Para sua preservação foi utilizada monitorização eletromiográfica e estimulação facial.
Técnicas anteriores englobavam apenas o procedimento cirúrgico baseado no conhecimento anatômico das estruturas em relação ao nervo facial, porém, atualmente, utiliza-se a monitorização somada ao conhecimento da anatomia. Durante a cirurgia de um determinado grupo foi usado a monitorização do nervo facial com estimulador facial e o outro grupo, foi utilizado, apenas, a estimulação facial.
DISCUSSÃO
A monitorização do nervo facial é o mais avançado procedimento a auxiliar o cirurgião no mapeamento anatômico, prevenindo traumas que desencadeiam quadros de paralisia dos músculos da mímica facial, como também a gravidade da lesão.
Acredita-se que esse método reduz o tempo cirúrgico e aumenta a satisfação do paciente no pós-operatório em comparação ao método sem a monitorização. Tendo em vista nos estudos que foram comparados os métodos com e os sem monitorização, foi observado que o nervo facial foi preservado em 96,1% quando este foi monitorado, em comparação ao método tradicional, baseado apenas no conhecimento anatômico, com uma variação de 70-80% da preservação da função do nervo. Mostrando-se além de melhores resultados, a possibilidade da utilização desta técnica para outras raízes nervosas.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Faculdade de Medicina de Olinda - Pernambuco - Brasil
Autores
Stella Márcia Carvalho, Aristone José Marinho, Leslie Clifford Araújo