Dados do Trabalho


TÍTULO

ESTUDO TENSIOMETRICO DA CICATRIZAÇAO EM RATOS OBESOS

OBJETIVO

Induzir obesidade em ratos Wistar utilizados como modelo para estudo da obesidade, comparar a tensiometria da sutura de parede abdominal dos grupos controle e experimental e verificar o efeito do reforço da sutura da parede abdominal na tensão da cicatriz.

MÉTODO

Ensaio clínico controlado randomizado, composto por 49 ratos machos, alocados em grupo controle (n=25) e experimental (n=24): o primeiro foi tratado com dieta padrão livre e sofreu laparotomia simulada (sham) após oito semanas, enquanto o segundo foi tratado com dieta hipercalórica hiperglicídica e sofreu gastrectomia vertical, também no mesmo período. Duas semanas após os procedimentos, todos sofreram eutanásia e tiveram parte da sua parede abdominal retirada para análise tensiométrica da sutura, utilizando o tensiômetro EMIC DL500.

RESULTADOS

Comparando a tensão da sutura sem reforço do grupo controle (n=5) com o grupo experimental (n=6), a força máxima aplicada foi em média de 16,8 Newtons no controle e 9,2 Newtons no experimental, evidenciando menor tensão na cicatriz dos ratos obesos (p = 0,011). Comparando a força máxima de tensão das suturas com reforço, com fio e sem fio, dentro do grupo controle, verificou-se não haver diferença significativa entre as tensões (p = 0,450), ou seja, a presença do fio de reforço na peça não alterou significativamente a tensão de ruptura da amostra em relação à peça que não apresentava o fio, mas que também fazia parte da sutura com reforço.

CONCLUSÕES

Conforme os resultados obtidos neste estudo tensiométrico, a cicatriz do grupo experimental se mostrou mais fraca que a do controle, endossando a conclusão de outros estudos de cicatrização de que a obesidade, por questões multifatoriais, prejudica o processo cicatricial. Conclui-se também que em suturas com reforço a cicatriz permanece tencionada mesmo nas áreas que não apresentam o fio do reforço.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

PUCPR - Paraná - Brasil

Autores

Roberta Helena Sena, Milena Sayuri Hinokuma, Sérgio Luiz Rocha