Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: CILINDROMA EM COURO CABELUDO

INTRODUÇÃO

O cilindroma é uma neoplasia benigna incomum, de anexos cutâneos, que se manifesta freqüentemente como lesão única, pequena, róseo-avermelhada, usualmente indolor, de ocorrência esporádica, situada, em 90% dos casos, no couro cabeludo, na face ou no pescoço. Casos com lesões múltiplas são hereditários, com transmissão autossômica dominante de penetrância incompleta, e se traduzem por nódulos lisos, de contornos arredondados e tamanhos variados, situados no couro cabeludo e, ocasionalmente, na face, mais raramente no tronco e nas extremidades; quando praticamente todo o couro cabeludo é acometido, fala-se em "tumor em turbante".
O diagnóstico é dado através da histopatologia para que ocorra a diferenciação da lesão, com outros tumores de couro cabeludo e com características semelhantes.

RELATO DE CASO

J. S. A., feminino, 35 anos, atualmente grávida (6 meses de gestação), procurou o serviço de cirurgia com dois tumores localizados em couro cabeludo, com passado de Leucemia, onde estava previsto o transplante de medula óssea, o qual não ocorreu devido à gravidez inesperada.
Ao exame:
Tumores (2) com características de cilindroma, de aproximadamente 5cm de diâmetro, lisos, de consistência firme, cor rósea, localizados em região frontal e parietal direitas no couro cabeludo.
Ultrassonografia dos cistos mostrou-se inconclusiva.

DISCUSSÃO

A paciente foi encaminhada paro o serviço de cirurgia do hospital Gaffré e Guinle, para retirada dos cistos cirurgicamente para que estes sejam encaminhados à histopatologia para confirmação de sua origem etiológica, onde espera-se a confirmação da suspeita clínica de cilindromas.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Unifoa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Paulo César Silva Azizi, Paulo César Alves Azizi, Nicole Braz Campos, Janaína Aparecida Silva Braga Azizi