Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: TUMOR DE WILMS
INTRODUÇÃO
O tumor de Wilms, também denominado nefroblastoma, é uma neoplasia embrionária maligna oriunda do blastema metanéfrico, sendo este, o tumor renal mais comum durante a infância.
Afeta crianças entre 3 e 4 anos de idade e tem sido relacionado com a ocorrência de determinadas malformações, sendo as mais comuns as ligadas ao trato urogenital ou a anirídia (ausência da íris).
As manifestações clínicas englobam dor abdominal, febre, náuseas e vômitos. Em aproximadamente 20% dos casos, pode haver a presença de hematúria. Esta neoplasia pode metastatizar-se para outras partes do corpo, especialmente para os pulmões, causando tosse e outros sintomas respiratórios.
O diagnóstico pode ser feito com ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Em certos casos, a avaliação da medula óssea deve ser considerada.
O tratamento para tumores unilaterais é a ressecção do rim em questão, mesmo que esteja presente metástase pulmonar. No momento da cirurgia, outros órgãos, como fígado e linfonodos, devem ser analisados. Após o procedimento cirúrgico, realiza-se o tratamento complementar, por meio da quimioterapia e radioterapia. A realização da quimioterapia antes da cirúrgia só é recomendada quando o tumor renal for bilateral, visando salvar pelo menos um dos rins.
RELATO DE CASO
L. V. S., feminino, 16 anos, com história de tumor de Wilms (nefroblastoma) há 12 anos, que foi retirado cirurgicamente, além da realização de radioterapia devido à metástase pulmonar.
Atualmente queixa-se de atrofia da glândula mamária, devido à exposição da radioterapia, desejando a colocação de prótese de silicone.
Ao exame: Cicatriz em região hipogástrica de 25 cms de extensão (devido a cirurgia para retirada do nefroblastoma) e mamas apresentando atrofia considerável, sendo indicada a colocação de prótese mamária de silicone de volume condizente com 200ml.
Ultrassonografia de mama evidenciou nódulo mamário elipisóide hipoecogênico pouco desenvolvido no quadrante inferior externo da mama esquerda, medindo 1,3cm x 0,6cm, de aspecto inespecífico.
DISCUSSÃO
O tumor de Wilms foi tratado corretamente e não apresenta atualmente nenhuma implicação significativa na vida da paciente. A metástase pulmonar regrediu com a radioterapia e está indicada a colocação de prótese mamária de silicone com volume de 200ml para esta paciente, visando sanar a queixa atual de atrofia mamária. Em relação ao nódulo mamário, a paciente foi orientada a continuar investigação diagnóstica.
Área
UROLOGIA
Instituições
Unifoa - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Paulo César Silva Azizi, Paulo César Alves Azizi, Nicole Braz Campos, Janaina Aparecida Silva Braga Azizi