Dados do Trabalho


TÍTULO

STRUMA-OVARII BILATERAL EM APRESENTAÇAO DE ABDOME AGUDO PERFURATIVO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O Struma Ovarii é uma forma rara de teratoma ovariano, composto por tecido tiroideano, frequentemente benigno e unilateral. Cerca de 6% dos casos possuem apresentação bilateral do tumor. Pela infrequência da associação inicial de abdômen agudo associado ao Struma Ovarii, seu diagnóstico torna-se um desafio para a equipe médica devido à dificuldade tanto de suspeição, quanto de definição diagnóstica por meio de imagens.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 48 anos, obesa, atendida na emergência de um hospital terciário da cidade de Porto Alegre por quadro de dor abdominal difusa e febre com evolução de três dias, associada a sintomas urinários. A paciente estava em tratamento antimicrobiano para infecção do trato urinário, sem melhora dos sintomas. Ao exame físico, apresentou sinais de irritação peritoneal, defesa em região de fossa ilíaca esquerda e sinal de Blumberg positivo. Ainda, apresentava leucocitose moderada, com desvio à esquerda. Em um primeiro momento, o exame de tomografia computadorizada abdominal demonstrou achados sugestivos de perfuração colônica associada à diverticulose, pneumoperitonio e lesão anexial à esquerda, de característica cística, multisseptada, com calcificações e aparentes componentes sólidos realçados pelo meio de contraste, medindo 9,2 x 7,2cm de maiores eixos axiais. As hipóteses radiológicas relacionadas às alterações supracitadas sugeriam relação com processo inflamatório ou mesmo lesão neoplásica anexial.
A paciente foi submetida à laparotomia exploradora que evidenciou peritonite purulenta, com grande quantidade de pus na cavidade abdominal, e lesão cística em ovário direito, sendo esta ressecada. Ainda, visualizado grande abscesso ovariano à esquerda, bloqueado por alça de sigmoide e pelo apêndice cecal (perfurado e aderido ao abscesso). Realizada ooforectomia esquerda, além de apendicectomia e drenagem do abscesso. Não encontrada perfuração em cólon sigmoide. Exame anátomopatológico das lesões definiu teratoma cístico maduro de ovário, tipo Struma Ovarii à direita e à esquerda. Além de periapendicite e salpingite agudas à esquerda. O resultado da patologia corroborou o resultado da investigação da função tireoidiana, que evidenciou com aumento discreto de Hormônio Tireoestimulante (6,23uIu/mL), de Tiroxina Livre (1,58ng/dl) e de Tireoglobulina (7ng/mL). Demais marcadores estavam inalterados (CA-125, alfafetoproteína e Desidrogenase Láctica - DHL). Paciente encontra-se já em acompanhamento por três meses, assintomática, com ausência de novas lesões em controle tomográfico.

DISCUSSÃO

Struma Ovarii é uma entidade pouco frequente na clínica cirúrgica, sendo rara quando em associação ao abdômen agudo. Frequentemente, as mulheres acometidas são assintomáticas. Pela grande quantidade de diagnósticos diferenciais, destaca-se a importância da suspeição do cirurgião sobre causas ginecológicas relacionadas ao abdômen agudo, com seu pronto tratamento a fim de evitar suas possíveis complicações.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Matias Shneider, Antoninho José Tonatto Filho, Ana Maria Stapasolla Vargas Garcia, Gelson Antônio Spironello