Dados do Trabalho


TÍTULO

FALHA APONEUROTICA ASSOCIADA DE VASTO MEDIAL COM HERNIAÇAO DA MUSCULATURA E LIPOMA DE COXA EM PACIENTE FEMININA DE 50 ANOS: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Uma hérnia muscular define-se como uma protrusão de tecido muscular através de um defeito na bainha fascial muscular, podem atingir qualquer território, mas são mais frequentes nos membros inferiores, sendo o músculo tibial anterior o mais frequentemente afetado.

RELATO DE CASO

Sexo feminino, 50 anos, G2PC2A0, procura atendimento ambulatorial devido à abaulamento de tamanho crescente em região medial de coxa esquerda há um ano e meio, doloroso à palpação e deambulação. Ao exame físico local apresentava-se de consistência endurecida, médio tamanho e doloroso à palpação, mantinha pulsos presentes em membros inferiores, sem edema. Devido ao incomodo referido pela paciente, foi solicitado um ultrassom da região que mostrou um abaulamento nodular isoecóico a musculatura, com limites definidos, sem movimento durante o exame dinâmico (flexão e adução), póstero-medial no terço médio da coxa, de 5,3x5,1 cm. Foi assim diagnosticada com hérnia muscular aponeurótica em terço inferior de coxa esquerda, submetida a tratamento cirúrgico, herniorrafia aponeurótica com tela, após exérese de tecido gorduroso associado a saco peritoneal sub-aponeurótico. Para o procedimento, foi feita uma incisão longitudinal em coxa esquerda, medial, de 10 cm e abertura de tecido celular subcutâneo, ocorreu a identificação da hérnia em músculo vasto lateral da coxa, abertura da aponeurose, exérese conteúdo herniário – um lipoma de 8 cm, colocação de tela de prolipropileno sob aponeurose, fixação com pontos em U, aproximação do tecido celular subcutâneo, suturas e curativo. No primeiro dia pós-operatório, encontrava-se sem sinais flogísticos e obteve obteve alta com antibioticoterapia por 5 dias.

DISCUSSÃO

As hérnias musculares habitualmente são subdiagnosticadas, usualmente como hematoma ou variz, sua verdadeira incidência é desconhecida. Tais hérnias dividem-se em traumáticas e constitucionais, sendo proposto que as constitucionais podem ter como ponto de origem os orifícios existentes nos compartimentos musculares através dos quais penetram as veias perfurantes. Devido ao stress crónico esses orifícios aumentam de dimensão permitindo a protrusão de tecido muscular. As traumáticas são causadas por traumas diretos ou indiretos. A dor é o principal sintoma, o diagnóstico deve ser baseado na clínica e confirmado por exame imagiológico. Não há tratamento ideal, varia de acordo com a sintomatologia e pode incluir repouso, restrição de exercício físico, uso de meias de compressão, cirurgia ou apenas vigilância.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

UNIVERSIDADE BRASIL - São Paulo - Brasil

Autores

Tricia Aline Ribeiro Pattini de Souza, Gustavo Rivelli Lamblogia, Amanda Oliva Spaziani, Luiz Gustavo Madi Antonio, Vladimir Tarcisio Delfino de Oliveira, Raissa Silva Frota, Marcos Rogerio Marques, Rodrigo João Lopes Taveiros