Dados do Trabalho


TÍTULO

LESAO ATIPICA DE JEJUNO PROXIMAL PROVENIENTE DE UM TRAUMA ABDOMINAL FECHADO

INTRODUÇÃO

O trauma abdominal é uma lesão decorrente de uma ação repentina e violenta causada por diversos agentes. Sua ocorrência vem ampliando e a gravidade é determinada pela severidade das lesões que compõem as estruturas vitais do abdome e pela associação com outras lesões. No trauma abdominal fechado a pele está íntegra, sendo que os efeitos do agente agressor são transmitidos às vísceras através da parede abdominal, ou se dão por contragolpe ou desaceleração. As causas mais comuns de contusão são os acidentes automobilísticos (70%), os golpes (17%) e as quedas acidentais (6%). As contusões são responsáveis por 1% de todas as internações hospitalares por trauma abdominal. A associação de variáveis clínicas com a ultrassonografia de abdômen total vem sendo utilizadas para a exclusão de lesões intra-abdominais em vítimas de trauma fechado, minimizando-se a realização de TC de abdome.

RELATO DE CASO

V.P.L, 44 anos, masculino, admitido no Hospital Regional de Araguaína (HRA) vítima de queda de cavalo, com trauma abdominal fechado, devido a choque com cabo de aço, evoluindo com dor abdominal intensa com náuseas e vômitos. Ao exame, LOTE, REG, acianótico, anictérico, eupneico, hipocorado ++/++++, aparelho respiratório sem alterações, abdome: plano, tenso, doloroso a palpação superficial com presença de escoriações. Na ultrassonografia evidenciou-se liquido livre anecóico em pequena quantidade na cavidade peritoneal, dando o diagnóstico de hemoperitôneo. Foi indicado uma laparotomia exploradora onde foi realizado uma incisão mediana supra infra umbilical e diérese em planos até chegar a cavidade peritoneal onde foi visualizado um hematoma de médio volume na região da 2ª porção do duodeno com secreção complexa de jejuno a 5 cm do ângulo de Treitz. Fígado, baço, restante dos intestinos sem alterações. Procedeu-se com a realização da manobra de Kocher para liberação do duodeno. Foi retirado as bordas de ambas as alças distais e proximais em seguida anastomose latero-lateral com grampeador linear, e enterografia com vicryl em um dos planos, também realizou-se a lavagem da cavidade abdominal e a drenagem do abscesso intracavitário. Feito por último a síntese da apneurose e pele com fixação de um dreno de penrose. Paciente com boa evolução no pós operatório recebendo alta hospitalar no 23º dia de pós-operatório, abdome flácido, indolor, com ruídos hidroaéreo presentes.

DISCUSSÃO

O sucesso no manejo do trauma abdominal é caracterizado pela eficiência da abordagem inicial que permite instituir o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno das lesões intra-abdominais, quando presentes. Em paciente estáveis com líquido livre na cavidade e sem lesões de fígado ou baço na TC de abdômen deve-se adotar como conduta uma laparotomia exploradora pois o líquido pode ser de meso ou por lesão de víscera oca.

Área

TRAUMA

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Rogério Rodrigues Veloso, Dórica Pereira Martins, Camila Fecury Cerqueira, João Victor Pereira Gomes, Andressa Borges Brito, Andressa Santos Osório, Renata Gama Lino, Paulo Henrique Dias Moraes