Dados do Trabalho
TÍTULO
OBSTRUÇAO INTESTINAL POR VOLVO DE SIGMOIDE- RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Vôlvulos são entidades em que o intestino faz um giro sobre si mesmo, provocando obstrução e angulação em “alça fechada”. Se tratando de volvo de sigmoide, o estrangulamento da vasculatura intestinal se faz de maneira precoce, comprometendo as funções fisiológicas do órgão. Leva a um quadro clínico de obstrução intestinal clássica, que pode ser complicado em associação com fecaloma, perfuração e necrose. Podem acontecer em qualquer faixa etária, sendo mais comuns em crianças devido a defeitos congênitos, no entanto, é comum sua incidência em faixas etárias mais avançadas. As causas mais comuns incluem tumor de cólon, aderências de parede intestinal e acúmulo de fezes.
RELATO DE CASO
Paciente, sexo masculino, 72 anos, portador de doença cardíaca, refere que vem apresentando constipação há mais ou menos 22 dias associado a dor abdominal de média intensidade, em cólica, piorando nos últimos 2 dias com ausência de liberação de fezes e mal estar geral. Refere liberação de flatos, nega vômito e febre.
Paciente deu entrada no PS em bom estado geral, eupneico, eucárdico, normocorado, PA 107X69 bpm. No exame físico encontrava-se com abdome distendido, doloroso a palpação e com Ruídos Hidroaéreos diminuídos. Restante do exame físico sem alterações. Foram feitas avaliações laboratoriais e raio-x de abdome sendo constatado distensão de alças abdominais com evidência de imagem em grão de café.
A conduta estabelecida pela equipe médica foi com base na suspeita de obstrução intestinal devido a um volvo de sigmoide. O paciente foi submetido a uma laparotomia exploradora com retossigmoidectomia e colostomia a Hartmann.
Paciente apresentou boa evolução, com sinais vitais estáveis e exame do abdome indolor a palpação superficial e profunda e ferida operatória limpa e seca.
DISCUSSÃO
Dentre as manifestações clínicas, são comuns os achados de sofrimento isquêmico, possivelmente no grau mais elevado deste problema, como a perfuração intestinal com peritonite associada. Na ausência dos referidos sinais, o tratamento inicial pode ser uma tentativa de descompressão colonoscópica, e na presença de tais sinais, a conduta prioritária consiste na cirurgia de Hartmann (“sigmoidectomia em dois tempos”).
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
UNITPAC - Tocantins - Brasil
Autores
Eric Oliveira Soares Junior , Dórica Pereira Martins, Juliane Lopes Nascimento, Ariel Teixeira Ribeiro, Camila Fecury Cerqueira, Ana Julia Ferreira Fernandes, Andressa Santos Osório, João Antonio Américo Machado Batista