Dados do Trabalho


TÍTULO

Abdomen agudo obstrutivo: bandas de Ladd

INTRODUÇÃO

A Banda de Ladd é uma patologia que normalmente ocorre na infância. A apresentação da má rotação intestinal em adultos é rara e ocorre em aproximadamente 0,2%.Este artigo apresenta o caso de um homem 18 anos, com uma apresentação de obstrução intestinal alta sem antecedentes pessoais que sugerissem alguma causa adquirida ( cirurgias prévias, neoplasia, doenças inflamatórias...), sendo então aventada hipótese de causa congênita.

RELATO DE CASO

14/11/2018 Paciente masculino, 18 anos, com história de epigastralgia e vômitos há 3 meses e perda ponderal de 10 kg, pesava: 54 kilos. Submetido a endoscopia no dia que procurou o serviço, sugerindo mucosa normal do estômago porém com presença de resíduos de estase de provável conteúdo entérico. Foi solicitado Tomografia de abdômen com contraste cujo achado foi: importante distensão da câmara gástrica e primeira porção duodenal com afilamento da luz no terço proximal/médio, onde observa-se torção/rotação do mesentério, artéria e veia com ectasia a montante nesta topografia, achados compatíveis com volvo.

Paciente foi internado e programado trânsito intestinal, porém devido presença do contraste da TC prévia, não sendo possível a adequada avaliação do exame.

17/11 Foi realizado procedimento cirúrgico com achados intraoperatórios de rotação total do cólon direito (estava do lado esquerdo), torção do ângulo de Treitz e cólon transverso desviado para direita, presença de inúmeras travas esbranquiçadas aderidas e endurecidas ao delgado, cólon direito, esquerdo e transverso, estômago, vesícula biliar e fígado semelhantes a banda de Ladd, apenas íleo e jejuno estavam isentos de tal alteração, sendo então realizado lise destas aderências, liberado duodeno e Treitz com manobra de kocher e fixação das estruturas na topografia adequada após desfeito rotação.

DISCUSSÃO

O uso da tomografia computadorizada na emergência tem auxiliado no diagnóstico das más-rotações, principalmente no contexto das doenças congênitas, que acabam diagnosticadas na fase adulta. Este método, além de ajudar na avaliação das alças, pode auxiliar na avaliação vascular, que pode estar comprometida.

Na condução do tratamento realiza-se o procedimento de Ladd, que consiste em uma associação de mobilização do duodeno e do cólon direito, secção de aderências (bandas de Ladd) até próximo da mesentérica superior e apendicectomia. A apendicectomia é feita em razão de eventual dificuldade no diagnóstico de apendicite futura, distante da posição correta

Concluindo, o diagnóstico de má-rotação intestinal associada a obstrução duodenal por bandas de Ladd deve ser considerado em pacientes adultos, quando existe obstrução duodenal, verticalização do duodeno e má-rotação do delgado com ceco em posição mediana. A tomografia computadorizada foi de grande valia no diagnóstico, no nosso caso não foi realizado a apendicectomia devido a adequada fixação do ceco em sua topografia e desconhecimento do consenso da realização da mesma.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Pitangueiras - São Paulo - Brasil

Autores

Marcos Aurélio De Biase Chalela, Alfredo Coluccini Neto, Ana Flávia De Biase Chalela, Nyara Lysia Barbosa Mendonça, Antônio de Siqueira Campos Neto, Jedaias De Almeira Rosa Júnior, Murilo Molina Ferreira, Patrícia Barbosa Da Silveira