Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO DE RINOFIMA POR ELETROCAUTERIZAÇAO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Rinofima é considerada o estágio final de evolução da rosácea, uma dermatose inflamatória crônica, que se caracteriza por uma hiperplasia progressiva das glândulas sebáceas e do tecido conjuntivo da região nasal. Clinicamente, manifesta-se por espessamento nodular da pele, dilatação dos poros, presença de telangiectasias e crescimento exofítico irregular- podendo levar à deformidade completa do nariz e comprometer a função respiratória por causar obstrução nasal em casos avançados. A associação de 15 a 30% de carcinoma basocelular também deve ser ressaltada, necessitando análise histopatológica após a exérese da lesão. Acomete majoritariamente o sexo masculino, de etnia branca, com mais de 40 anos, sendo a exposição solar prolongada, o tabagismo, o etilismo e a história familiar prévia fatores de risco para o seu desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é relatar o tratamento de rinofima por eletrocauterização.

RELATO DE CASO

Paciente A.L.M, masculino, pardo, 79 anos, procurou atendimento médico por apresentar crescimento progressivo de volume nasal, com deformidade acentuada em asa nasal esquerda, levando à dificuldade respiratória. Era hipertenso, asmático e negava tabagismo e etilismo. Ao exame físico, observou-se aumento do volume nasal por lesões papulonodulares, dilatação dos poros pilossebáceos e tumoração acentuada em asa nasal esquerda, levando a obstrução quase completa desta narina – quadro compatível com rinofima. O tratamento cirúrgico utilizando eletrocautério foi a opção de eleição para a abordagem da lesão. Após a anestesia geral, foi realizada a ressecção da lesão com eletrocautério monopolar, realizado hemostasia rigorosa e enviado a material para anatopatológico. Realizou-se curativo oclusivo com aquacel – curativo superabsorvente de hidrofibra antimicrobiano, estéril, composto por carboximetilcelulose sódica e prata. Paciente recebeu alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento com o mesmo curativo oclusivo. Retornou após dois dias para a troca do mesmo. Posteriormente, a troca de curativos foi realizada a cada 05 dias, com curativo oclusivo com e pomada com 5mg/g de sulfato de neomicina e 250UI/g de bacitracina zíncica.

DISCUSSÃO

A Rinofima impacta de forma negativa a qualidade de vida dos pacientes, tanto em termos funcionais, como em termos psicológicos, podendo levar a baixa autoestima e ao isolamento social. O tratamento definitivo, realizado através de abordagens invasivas, visa recriar o contorno nasal e corrigir possível obstrução nasal associada, promovendo uma melhorar na qualidade de vida e autoestima dos pacientes. O tratamento de eleição para abordagem do caso descrito foi a eletrocauterização, método simples, resolutivo e amplamente disponível em centros cirúrgicos. O resultado final foi bastante satisfatório, com melhora funcional e estética para paciente, que não apresentou recidivas.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Hospital Cristo Redentor - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAMILA SARAIVA ALMEIDA, RAFAEL ANDRES, THIAGO DOS SANTOS PEREIRA, CARLA BASTOS DA COSTA ALMEIDA