Dados do Trabalho
TÍTULO
ANALISE DO CONTEXTO HISTORICO DO ENSINO DA CIRURGIA NO SECULO XVII POR MEIO DA OBRA “LIÇAO DE ANATOMIA DO DR. FREDERIK RUYSH”
OBJETIVO
Realizar uma análise crítica e histórica do ensino médico na Holanda do século XVII meio da obra “Lição de Anatomia do Dr. Frederik Ruysh”, de Adriaen Backer.
MÉTODO
Realizou-se busca nas bases de dados Medline e Scielo com os termos “Adriaen Backer”, “história da medicina”, “arte e medicina”, “ensino médico”, “história”, Frederik Ruysch, assim como em obras complementares relacionadas à história da medicina. Foi feita também uma análise crítica da pintura em endereços eletrônicos vinculados ao museu de Amsterdã onde a obra se encontra na atualidade.
RESULTADOS
Frederik Ruysch (1638-1731) é considerado um dos pioneiros no conhecimento anatômico sobre o sistema linfático. A pintura “Lição de Anatomia de Frederik Ruysch” enfatiza esse fato, já que o cirurgião posou para o pintor Adriaen Backer exatamente examinando os vasos linfáticos da região inguinal. A pintura, encomendada pela Guilda de Cirurgiões de Amsterdam, faz parte de uma longa tradição da pintura holandesa, à semelhança de obras de outros artistas muito famosos, entre os quais se destaca Rembrandt. Ruysch se orgulhava especialmente de seus espécimes anatômicos, cuja qualidade era tão elevada que pareciam ainda estar vivos.
CONCLUSÕES
A análise da pintura “Lição de Anatomia de Frederik Ruysch” permite-nos vislumbrar o ambiente acadêmico no qual viviam os cirurgiões da Holanda do século XVII. Tal fato contribui para a compreensão da evolução histórica da ciência da cirurgia, conhecimento este de grande importância para o cirurgião moderno.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UNICEPLAC - DF - Distrito Federal - Brasil
Autores
Maria Elisa Alcântara Cruz, Lucas Valle Ciccozzi, Gabriel Martins Araújo, Jordano Pereira Araújo