Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE BOUVERET: RELATO DE CASO E REVISAO BIBLIOGRAFICA.

INTRODUÇÃO

A síndrome de Bouveret (SB) se caracteriza por conjunto de sinais e sintomas decorrentes a obstrução do duodeno ou do estômago distal causada pela migração de cálculo biliar volumoso através de uma fístula biliodigestiva. Descrita pelo médico francês León Bouveret, em 1896, ocorre em 10% dos casos de íleo biliar. Predominância no sexo feminino, entre a sexta e a sétima décadas de vida, com histórico colelitíase. Os sintomas relacionados são vômitos precoces e persistentes, associados à dor abdominal, podem ocorrer icterícia, febre e sinais de hemorragia digestiva alta. Exames de imagem podem apresentar sinais de aerobilia, imagem do cálculo em local distante do leito da vesícula biliar (VB) e sinais de obstrução intestinal, caracterizando a tríade de Riegler.

RELATO DE CASO

O paciente em questão, 72 anos, masculino, branco, casado, aposentado. Procurou o pronto socorro do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, com queixa de dor abdominal, constipação intestinal há 8 dias, emagrecimento de 6kg/1 mês, lombalgia e vômitos há um dia. História patológica pregressa de neoplasia de próstata (adenocarcinoma de próstata T3ANXMX), prostatectomia radical prévia, nega outras cirurgias ou comorbidades.
Ao exame físico apresentava-se desidratado, taquicárdico 104bpm, ritmo irregular, normotenso, abdome flácido, pouco doloroso e timpânico em epigástrio, toque retal constatado ausência de fezes em ampola retal. Solicitado tomografia de abdome evidenciando: Formação alongada na luz do duodeno, calcificação periférica, medindo cerca de 5,1 x 3,4 x 3,0 cm, espessando a parede da alça e distendendo a mesma, ectasia à montante e importante distensão gástrica, envolvendo a topografia do colédoco distal, notando-se dilatação das vias biliares intra-hepáticas com presença de gás, predominando no lobo esquerdo.
Após compensação clínica, realizada laparotomia onde encontrou-se estômago distendido, alças de delgado e cólon sem alterações. Palpado duodeno (segunda porção), duas tumorações pétreas em sua luz e relativamente móvel de 5 a 7 cm de diâmetro. Em função do bloqueio na região da primeira porção duodenal e da VB, foi necessária ordenha do cálculo até o estômago, seguida de gastrotomia, retirada do cálculo e gastrorrafia transversal em dois planos. Realizado também uma duodenotomia longitudinal a partir do local da fistula duodenal para retirada do segundo cálculo impactado e duodenorrafia transversal em dois planos. Procedido com colecistectomia total e gastroentero anastomose a B2 sem exclusão duodenal. Pós operatório realizado em UTI.

DISCUSSÃO

A SB é um tipo raro e os sintomas são inespecíficos, podendo ser confundidos com colecistite aguda, o diagnóstico pode ser fechado com exames complementares de imagem. A maior complicação encontrada é hemorrágica digestiva alta consequente ao aparecimento de lesão da mucosa duodenal e corrosão dos vasos.O tratamento da SB pode ser endoscópico, porém na maioria dos casos é necessário abordagem cirúrgica com o propósito de retirada do cálculo.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo - Brasil

Autores

Bárbara Donnária Da Silva Gonçalves, Leonardo Machado de Oliveira, Sâmela Nunes Alecrim, Sâmela Comério, Rogério Dardengo Glória, Raphael Araújo Costa, Tiago Cypriano Dutra, André Luiz Picoli Mattar