Dados do Trabalho
TÍTULO
TORÇAO DE TESTÍCULO CRIPTORQUIDICO: UMA CAUSA POSSÍVEL DE DOR ABDOMINAL
INTRODUÇÃO
A criptorquidia é definida como o testículo que se localiza fora do saco escrotal, porém em algum lugar do trajeto até sua origem na cavidade abdominal. A torção testicular, por sua vez, corresponde à rotação do cordão espermático em seu próprio eixo, gerando isquemia e morte tecidual, sendo, assim, uma urgência urológica. O diagnóstico de torção, cujo risco é 10 vezes maior nos testículos criptorquídicos, pode ser dificultado caso sua localização seja intra-abdominal.
RELATO DE CASO
Paciente masculino, 10 anos, admitido com 72 horas de dor em baixo ventre sem associação com febre, vômitos ou diarreia. Apresentava como únicas alterações ao exame físico, discreto abaulamento em região inguinal esquerda sem hiperemia local e ausência de testículo esquerdo palpável em bolsa escrotal. Submetido a procedimento cirúrgico através de inguinotomia esquerda sem evidência de hérnias, mas com achado de testículo criptorquídico torcido junto ao anel inguinal interno com sinais nítidos de inviabilidade, sendo procedida orquiectomia. A criança recebeu alta com prescrição sintomática após dois dias de internação. O estudo histopatológico da peça mostrou necrose tecidual isquêmica com áreas de hemorragia intersticial.
DISCUSSÃO
O diagnóstico do testículo não descido deve ser feito ao nascimento, com reavaliação ao 6º mês de idade corrigida. Quando é unilateral, o exame físico é suficiente para o diagnóstico, contudo, nos casos bilaterais, deve-se investigar desordens do desenvolvimento sexual com cariótipo e dosagens hormonais. A torção testicular faz parte do diagnóstico diferencial de toda dor escrotal, contudo, se a localização do testículo é intra-abdominal, o quadro pode demorar a ser definido. Aumenta-se a suspeição naqueles pacientes com dor abdominal, que em crianças menores pode se manifestar como irritabilidade, choro inconsolável e hiporexia, e testículo não palpável em bolsa escrotal. No caso em questão, a evidência tardia da criptorquidia, bem como a demora na procura por atendimento médico, foram cruciais para a inviabilidade em preservar o testículo.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Hospital Regional Norte - Ceará - Brasil
Autores
Rafael Bernardo Silva, Plutarco Inácio Parente