Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL DAS CIRURGIAS MAIS REALIZADAS NO BRASIL NOS ULTIMOS 5 ANOS

OBJETIVO

Analisar o índice das cirurgias mais realizadas no Brasil nos últimos 5 anos, levando em consideração o tipo de cirurgia; se foi realizado em caráter de urgência ou eletivo e categorizar por região do país.

MÉTODO

Realizou-se um estudo ecológico retrospectivo, com dados encontrados no DATASUS no período de 2013 a 2017, quantificando-se, por região do país, o tipo de cirurgia e em que contexto foi realizada.

RESULTADOS

A classificação de cirurgias de caráter geral ou de especialidade foi gerada pela Associação Médica Brasileira, em 2008, incluindo-a a Lista de Procedimentos Médicos. O número total de cirurgias foi 22.122.526 neste período, com média de 4.424.505 por ano. Desse total, 87% foram cirurgias de média complexidade, e 58% em caráter de urgência. Em valores absolutos a nível nacional, os 3 subgrupos cirúrgicos mais realizados foram, em ordem decrescente, Cirurgia Obstétrica, Cirurgia do Sistema Osteomuscular e Cirurgia do Aparelho Digestivo, órgão anexos e parede abdominal. Esses 3 se repetem a nível regional, mudando apenas a ordem na região Norte, Nordeste, e Sul, no qual o subgrupo Cirurgia do Aparelho Digestivo ocupa o segundo lugar. Ainda sobre nível regional, tem-se que a região que mais realizou procedimentos cirúrgicos nesse intervalo de tempo foi a região Sudeste, com 8.992.406 cirurgias realizadas, seguindo da região Nordeste, com 5.778.539 procedimentos cirúrgicos realizados, e em última posição a região Norte, com 1.662.610 cirurgias realizadas.

CONCLUSÕES

Com o avanço tecnológico, criação de métodos melhores para diagnóstico e a ampliação do acesso, não só em redes particulares, mas também no Sistema Único de Saúde (SUS), houve grande crescimento na quantidade de cirurgias realizadas no Brasil. Sendo mais de caráter de baixa complexidade, o que fica evidente o descaso na saúde primária para diagnóstico de doenças precoce. Assim, precisando ir diretamente para métodos mais agressivos de cura, como cirurgias. Das diversas cirurgias feitas, as obstétricas são as mais realizadas em todo o país, porém muitas vezes são consideradas sem indicações fidedignas. Com isso, é necessário maior investimento clínico para saber a real necessidade das realizações cirúrgicas.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES - Alagoas - Brasil

Autores

MARINÍLIA CRISTINA BARBOSA FERNANDES, JULIA SILVA FERREIRA, MATHEUS SIMÕES DE OLIVEIRA, GLAUBER SILVA CRISTO, GABRIELA MEDEIROS FORMIGA MOREIRA, GIOVANA ESCRIBANO DA COSTA, CAIO FELIPE THOMAZIN PANICIO, ANGELO LUIS TONON SANTANA