Dados do Trabalho
TÍTULO
USO DE EXPANSOR DE TECIDO MAMARIO NA SINDROME DE POLAND, MEDIDA PARA CORREÇAO DA DEFORMIDADE: RELATO DE CASO.
INTRODUÇÃO
A síndrome de Poland, descrita em 1841 pelo Dr. Alfred Poland, é uma anomalia congênita rara de caráter não hereditário, caracterizada por hipoplasia ou aplasia da musculatura torácica e alterações no membro superior ipsilateral. A causa da síndrome ainda é controversa, porém para muitos autores, a hipótese de que um desenvolvimento anormal da vasculatura fetal na área seria o causador dos defeitos observados.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo feminino, 17 anos, encaminhada pelo serviço de ginecologia para investigação devido assimetria mamária. Ao exame: nota-se assimetria de mamas , com desenvolvimento normal de mama esquerda e hipoplasia de mama direita, além de ausência de peitoral maior a palpação. Realizado ressonância magnética, sendo evidenciado agenesia do musculo peitoral maior direito. Submetida a colocação de expansor mamário redondo com válvula em mama direita, visando correção da deformidade. Durante o ato intra-operatório foram infundidos 50ml de solução salina. Paciente recebeu alta no primeiro dia pós operatório. Durante o acompanhamento ambulatorial,em quatro meses, foram realizadas quatro expansoões, com volume total de 370ml. Paciente ainda em acompanhamento com o serviço de cirurgia plástica, após correção da deformidade.
DISCUSSÃO
Os diferentes fenótipos que a doença apresenta, podem fazer com que a doença não seja diagnosticada até o final da adolescência ou puberdade, período no qual as diferenças do lado direito ou esquerdo do corpo começam a se manifestar. O crescimento mamário irregular ou assimétrico tende a ser mais notado por pacientes do sexo feminino durante esse período, fazendo com que procurem serviço médico para investigação.
O uso de expansor de tecido mamário é uma medida para correção da doença. Os autores descrevem os achados clássicos do exame físico e radiológicos (ressonância magnética), bem como, o uso de expansor mamário como medida terapêutica na síndrome de poland.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil
Autores
LUILSON GERALDO COELHO JUNIOR, JOSE ALBERTO DA MOTTA CORREIA, MATHEUS CAMUZI RODOLFO