Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE DE FENDA LABIAL E FENDA PALATINA NO MUNICIPIO DE SANTAREM, PA, DE OUTUBRO DE 2010 A OUTUBRO DE 2018.

OBJETIVO

Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes internados com Fissura lábio palatina do município de Santarém, no estado do Pará, entre o período de outubro de 2010 a outubro de 2018.

MÉTODO

O presente estudo é de caráter quantitativo e retrospectivo. Foi realizada a análise de dados públicos do sistema DATASUS sobre pacientes com morbidades relacionadas a fenda labial ou fenda palatina internados entre o período de outubro de 2010 a outubro de 2018. As variáveis analisadas foram sexo, raça, faixa etária, caráter do atendimento e ano do atendimento. De acordo com a natureza das variáveis, foi aplicada análise estatística descritiva, sendo informados os valores percentuais dos dados e exposição destes por meio de gráficos e tabelas por meio do software Microsoft Excel 2016.

RESULTADOS

A Fissura Lábio Palatina (FLP) é a deformidade craniofacial congênita mais frequente, apresenta-se de formas variadas e promove distorções anatômicas no lábio superior, nariz e palato. No Brasil, estudos apontam que a prevalência varia de 0,19 a 1,54 por mil nascidos vivos. Dentro do período pesquisado, foram cadastrados no sistema DataSUS 514 pacientes com morbidades geradas por fenda labial ou fenda palatina em Santarém, PA. Quanto ao sexo dos pacientes, a maioria era do sexo masculino (60,70%). A raça predominante foi a parda (85,99%). A faixa etária mais prevalente é entre 1 e 9 anos (48,06%). Ademais, o caráter de atendimento foi majoritariamente eletivo (71,98%) e a maioria dos pacientes foi atendido no ano de 2016 (15,95%).

CONCLUSÕES

O perfil epidemiológico do paciente internado devido a morbidades ocasionadas por fenda labial ou fenda palatina em Santarém, PA, no período de outubro de 2010 a outubro de 2018 corresponde ao sexo masculino, na faixa etária de 1-9 anos, pardo, sendo a maioria dos atendimentos eletivos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil

Autores

Natália Guedes Alves, Yasmin Amorim dos Santos, Tiago Braga Duarte, Einar Afonso Fried dos Santos, Michelle Gonçalves Maués, Samara Nazaré dos Santos Costa, Alessandra Barros Dysarz, Ian Chaves Daher