Dados do Trabalho
TÍTULO
MODELOS EXPERIMENTAIS EM VIDEOCIRURGIA LAPAROSCOPICA: REVISAO DE LITERATURA
OBJETIVO
Realizar levantamento dos atuais conhecimentos na literatura científica sobre modelos experimentais em videocirurgias laparoscópicas.
MÉTODO
Trata-se de uma revisão de literatura feita por meio da análise de artigos e publicações online que fizessem referência à modelos experimentais em videocirurgia laparoscópicas, publicados nas bases de dados Scielo, MEDLINE/Pubmed e Lilacs, com uso dos seguintes descritores “laparoscopic”, “videosurgery”, “model”. Das referências que abordavam modelos experimentais em videocirurgia nos últimos 5 anos, 11 foram analisadas, das quais foram excluídas, através de leitura analítica, todas as que não se adequaram ao objetivo do presente estudo.
RESULTADOS
A necessidade de qualificação técnica é uma exigência indispensável mesmo ao cirurgião hábil nas técnicas tradicionais. A antiga e tradicional “caixa preta” de espelhos, introduzido por Batista et al (1998), ainda apresenta-se muito útil como dispositivo de treinamento da videocirurgia, servindo de base para os primeiros passos na aquisição de habilidades da grande maioria dos profissionais, hoje atuantes em videocirurgia. Entretanto, relata-se uma nova modificação da “caixa preta” tradicional, alterando-se o material empregado e o tipo de microcâmera. A madeira foi substituída por acrílico transparente, com fundo removível, para facilitar a limpeza e permitir a introdução de objetos de treinamento. Adotou-se a Mini Câmera CCD Color Suntech 420C, um tipo de microcâmera menor (L35mm, H-35mm, C-15mm). Além disso, também são referidos na literatura, outros modelos de dispositivos para treinamento de habilidades operatórias em laparoscopia. Trata-se de um dispositivo para simulação de situações semelhantes àquelas encontradas no ato cirúrgico, como preensão de estruturas, dissecção, ligaduras e síntese de tecidos. O modelo foi construído em acrílico branco e é composto por três faces: face frontal, face lateral esquerda e face lateral direita, todas fixadas por conjuntos de parafusos e porcas para facilidade de transporte e portabilidade. Todas as faces possuem orifícios para passagem dos instrumentos de laparoscopia.
CONCLUSÕES
Dentre os modelos de videocirurgia laparoscópica analisados, os mais utilizados são modelos experimentais relacionados à tradicional caixa preta, entretanto com adaptações ao longo dos anos, as quais permitem ao aluno simular diferentes técnicas, suturas, coordenação olho-mão e se familiarizar com instrumentos. Observa-se uma tentativa de produzir modelos de baixo custo de produção, por ser uma opção viável para aquisição por instituições e pessoas físicas, mostrando-se de grande valia para o ensino e capacitação daqueles interessados em cirurgia minimamente invasiva.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil
Autores
Yasmin Amorim dos Santos, Natália Guedes Alves, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Samara Nazaré dos Santos Costa, Fabiel Spani Vendramin, Matheus Gonçalves Maués