Dados do Trabalho


TÍTULO

MODELO EXPERIMENTAL DE RETALHO CUTANEO EM RATOS WISTAR: REVISAO DE LITERATURA.

OBJETIVO

Realizar um levantamento acerca dos atuais conhecimentos na literatura científica sobre os modelos experimentais de retalho cutâneo em ratos Wistar.

MÉTODO

Esse estudo foi realizado por meio de revisão de literatura, a partir de análise de artigos que fizessem referências a retalhos cutâneos, com ênfase nos que relacionavam técnica de McFarlane. Os artigos foram coletados utilizando como fonte as bases de dado eletrônicas Scielo, MEDLINE/Pubmed e Lilacs. Foram selecionados artigos em inglês e português, materiais encontrados com data de publicação anterior a 2011 foram descartados, com exceção ao artigo original da técnica de McFarlane. Das refêrencias que relacionavam retalho cutâneo, 44 foram analisadas, das quais 22 foram excluídas por meio de leitura analítica por não se adequarem ao objetivo de estudo.

RESULTADOS

A técnica mais conhecida e utilizada para a realização de retalhos cutâneos experimentais é a de Mcfarlane, sendo esta considerado o padrão-ouro. As dimensões originais de retalho cutâneo dorsal em ratos utilizadas por McFarlane foram 4 cm na base por 10 centímetros de comprimento, com necrose variando de 25 a 50% do retalho. Esse modelo tem se mostrado eficiente, a exemplo de trabalhos, nos quais foram utilizados fármacos para testar a viabilidade de retalhos cutâneos, de forma que o padrão de necrose variou dentro do limite esperado. Ademais, essa técnica foi utilizada em trabalhos que relacionaram retalhos cutâneos a doenças, a exemplo diabetes. No entanto, observou-se que apesar de vários estudos utilizarem a técnica de McFarlane como referência, muitos deles não utilizavam as dimensões estabelecidas, ou mesmo, variavam a localização da base de retalhos.Além disso, alguns estudos introduziram modificações na técnica padrão, com modificação nas dimensões, passando a ser 3x10 cm, 2x8 cm, 3x7 cm. Nessas variações, a dimensão 3 x 10 cm apresentou bons resultados, com menor necrose tecidual.

CONCLUSÕES

O modelo proposto por McFarlane mostrou-se consolidado na literatura mundial, sendo que esse modelo é confiável e apresenta bons resultados. No entanto, novo modelo tem surgido e apresentado resultados positivos, o que sugere que, no futuro, poderá ocorrer uma modificação da técnica considerada padrão-ouro.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil

Autores

Matheus Marinho Rios, Lucas Alexandre de Oliveira Aleixo, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Samara Nazaré dos Santos Costa, Alessandra Barros Dysarz, Igor Almeida Teixeira da Silva de Figueiredo