Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE DE QUEIMADURAS E CORROSOES NA REGIAO METROPOLITANA DE BELEM, PA, DE OUTUBRO DE 2015 A OUTUBRO DE 2018.
OBJETIVO
Identificar o perfil epidemiológico da morbidade de queimaduras e corrosões na Região Metropolitana de Belém, PA, no período de outubro de 2015 a outubro de 2018.
MÉTODO
Estudo epidemiológico e descritivo baseado nos dados disponíveis pelo DATASUS, através do Sistema de Informações Hospitalares – SIHSUS, no período de outubro de 2015 a outubro de 2018. As informações captadas foram tabuladas para melhor compreensão e, posteriormente, analisadas. As variáveis do trabalho abordaram sexo, idade, cor/raça, tipo de internação e número de óbitos.
RESULTADOS
As queimaduras são feridas traumáticas causadas por agentes que podem ser térmicos, químicos (corrosões), elétricos ou radioativos, os quais atuam nos tecidos de revestimento do corpo, destruindo total ou parcialmente a pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Esses tipos de ferimentos podem ser classificados de acordo com a profundidade da lesão. Segundo os dados do SIHSUS, dos 1.130 pacientes internados, 770 eram do sexo masculino (68,1%), enquanto 360 eram do sexo feminino (31,9%) . Quanto ao critério idade, foi encontrada prevalência da faixa etária entre 1-4 anos, representado por 304 internações (27%). Em relação ao tipo de população, 1110 eram pardos (98,2%), 6 brancos (0,53%), 1 negro (0,09%), 3 amarelos (0,26%) e 10 internações sem informação (0,88%). Quanto ao tipo de internação, 1125 foram internados em caráter de urgência (99,5%) e 5 de forma eletiva (0,5%). O número de óbitos no período foi de 54 pacientes (4,78%).
CONCLUSÕES
As queimaduras são problema de saúde pública mundial e têm maior incidência nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsáveis por cerca de 265.000 mortes por ano. A partir do exposto neste trabalho, conclui-se que a maioria das internações por motivo de queimaduras e/ou corrosões na Região Metropolitana de Belém no período avaliado foram de urgência, sendo caracterizadas por pacientes do sexo masculino, na faixa etária de 1-4 anos, de cor parda, sendo que 54 pessoas foram a óbito. Sabe-se que os acidentes com queimaduras necessitam de um centro especializado com uma equipe multiprofissional envolvida na assistência às vítimas, já que esses pacientes precisam de um tratamento individual e específico.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil
Autores
Ian Chaves Daher, Matheus Gonçalves Maués, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Samara Nazaré dos Santos Costa, Alessandra Barros Dysarz, Fabiel Spani Vendramin