Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE TRAUMATISMO INTRACRANIANO NO MUNICIPIO DE SANTAREM, PA, DE OUTUBRO DE 2015 A OUTUBRO DE 2018
OBJETIVO
Descrever o perfil epidemiológico de pacientes registrados com traumatismo intracraniano no município de Santarém, no estado do Pará, de outubro de 2015 a outubro de 2018.
MÉTODO
O perfil epidemiológico traçado baseia-se numa análise documental de caráter quantitativo e retrospectivo, a partir de dados fornecidos pelo do banco de dados do Ministério da Saúde, DATASUS, entre o período de outubro de 2015 a outubro de 2018. Foram considerados na análise aspectos etários, sexo e cor/raça das vítimas. A fim de levantar informações referentes ao assunto, foram consideradas publicações disponíveis nos bancos de dados do Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE).
RESULTADOS
O traumatismo intracraniano pode ser definido como um tipo de Traumatismo Craniocerebral, de caráter não degenerativo ou congênito, que desencadeie lesões anatômicas ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges ou encéfalo. De acordo com os dados obtidos pelo DataSus-TabNet, o traumatismo intracraniano é uma morbidade que acomete, diariamente, uma importante parcela da população nos grandes centros urbanos. Em Santarém, no período em análise, foram notificados e confirmados 1349 casos de traumatismo intracraniano. E, a partir dos resultados, pôde-se perceber que há prevalência de casos com vítimas na faixa etária dos 20-29 anos (23,94%), dentre os quais a prevalência maior foi em pessoas da cor/raça parda (99,48%) e homens (72,49%).
CONCLUSÕES
É essencial que haja mecanismos de levantamento epidemiológico capazes de traçar o perfil das vítimas acometidas a fim de identificar possíveis situações de risco a que a população local está submetida. Os resultados obtidos na pesquisa possibilitaram, portanto, uma análise mais detalhada dos casos de traumatismo intracraniano registrados no município de Santarém e constitui uma importante ferramenta para implementação de medidas de intervenção mais efetivas para localidade com vistas à prevenção e à redução dessas lesões.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil
Autores
Kennedy Medeiros Cavalcante, Bruna Brandão Moreira, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Samara Nazaré dos Santos Costa, Fabiel Spani Vendramin, Matheus Gonçalves Maués