Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE DE QUEIMADURAS E CORROSOES NO MUNICIPIO DE MARABA, PA, DE OUTUBRO DE 2008 A OUTUBRO DE 2018.
OBJETIVO
Analisar o perfil epidemiológico de pacientes queimados na cidade de Marabá, Pará, no período de outubro de 2008 a outubro de 2018.
MÉTODO
O presente estudo é de caráter quantitativo e retrospectivo. Sendo realizada a análise de dados públicos do sistema DATASUS sobre pacientes acometidos com queimaduras no município de Marabá(PA), de outubro de 2008 a outubro de 2018. As variáveis analisadas foram sexo, raça e faixa etária. Então, foi realizada análise estatística descritiva, sendo as porcentagens e dados obtidos expostos em gráficos e tabelas criados no software Microsoft Word 2010®.
RESULTADOS
No Brasil, cerca de um milhão de acidentes envolvendo queimaduras ocorre a cada ano, sendo responsável por aproximadamente 2.500 mortes de forma direta ou indireta. As queimaduras são consideradas um problema de saúde pública por representar uma ameaça à vida, principalmente na população pediátrica. São uma das principais causas de morte acidental, podendo ser causadas por uma variedade de fontes, como a térmica, elétrica, química e a radiação. Esta lesão pode ser classificada quanto a profundidade da injúria epitelial em queimadura de primeiro grau que atinge somente a epiderme, sem a formação de bolhas; queimadura de segundo grau pode ser superficial ou profunda com formação de bolhas; e queimadura terceiro grau danifica todas as camadas da pele, tecido celular subcutâneo até tecidos profundos como músculos e ossos. Na base de dados DATASUS, foram encontrados um total de 194 casos de queimaduras e corrosões no período de 10 anos. Sendo que a maioria envolvia pessoas do sexo masculino com um número de 125 casos (64,4%), enquanto que o sexo feminino representava 69 casos (35,5%). Além disso, foi observada também a maior prevalência de pacientes de raça parda, que estavam envolvidos em 60 dos casos relatados (30,9%), enquanto que a raça negra possuía apenas 1 caso e os demais (68,5%) não apresentavam esta informação. Já quanto à idade dos pacientes, foram encontrados apenas 73 casos (37,6%) em pacientes adultos, entre 20 e 59 anos, e 6 casos (3%) em pacientes idosos, acima dos 60 anos. A grande maioria envolvia crianças até os 19 anos, com um total de 104 casos (53%), com destaque para a faixa de etária até 4 anos de idade, que somava 62 casos de queimadura.
CONCLUSÕES
Diante dos dados analisados, observou-se que a prevalência dos casos de internações por queimaduras e corrosões em Marabá, PA, no período de outubro de 2008 a outubro de 2018 é maior no sexo masculino e crianças de até 4 anos.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil
Autores
Armando da Silva Rosa, Amanda Freitas Teixeira da Silva, Tiago Braga Duarte, Samara Nazaré dos Santos Costa, Einar Afonso Fried dos Santos, Michelle Gonçalves Maués, Fabiel Spani Vendramin, Ian Chaves Daher