Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE DE QUEIMADURAS E CORROSOES NO MUNICIPIO DE SANTAREM, PA, DE OUTUBRO DE 2015 A OUTUBRO DE 2018.
OBJETIVO
Consiste em avaliar, em termos epidemiológicos, a morbidade das queimaduras e das corrosões que acometeram indivíduos residentes na cidade de Santarém, no Pará, no período de outubro de 2015 a outubro de 2018.
MÉTODO
Fez-se um estudo epidemiológico transversal descritivo, usando como referência bases de dados governamentais como TabNet e DataSUS. Utilizou-se a delimitação de tempo de outubro de 2015 a outubro de 2018, usando o município de Santarém nas seleções disponíveis. Além disso, escolheram-se variáveis de interesse para o estudo, tal como faixa etária, sexo e etnia. Assim, os valores obtidos foram organizados no programa Microsoft Office Excel para cálculos e melhor percepção da morbidade.
RESULTADOS
No município de Santarém, ocorreram 34 casos de internação e 1 óbito por motivo de queimadura ou corrosão no período de outubro de 2015 a outubro de 2018. Dentre as internações, a maioria é de pessoas do sexo masculino (27 pessoas), o que corresponde a 79,41% do total de internações, valor que ratifica os homens como mais atingidos. Já para o sexo feminino, houve 7 internações, 20,58% do total avaliado, sendo que se ressalta o único óbito ocorrido no período analisado ter sido de uma mulher. No que tange à etnia, o número mais expressivo é o de pardos, somando 85,29% dos casos de internação (29 pessoas); seguido por etnias não informadas, 3 internações; e, por fim, pessoas indígenas e brancas, tendo estas últimas sido representadas por 1 internação cada. Em outra análise, o maior número de internações acometeu a fica etária de 20 e 49 anos, seguido pela faixa de 0 a 19 anos. Por fim, houve duas internações de pessoas acima dos 50 anos de idade.
CONCLUSÕES
Diante dos dados expostos, o estudo revela a predominância do perfil masculino, idades entre 20 e 49 anos e de etnia parda, no período de outubro de 2015 a outubro de 2018, como principais atingidos por queimaduras e corrosões no município de Santarém.
Área
CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)
Instituições
Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil
Autores
Igor Moraes do Espírito Santo, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Samara Nazaré dos Santos Costa, Fabiel Spani Vendramin, Matheus Gonçalves Maués