Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL MICROBIOLOGICO DAS INFECÇOES INTRA-ABDOMINAIS EM UNIDADE DE CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL UNIVERSITARIO CASSIANO ANTONIO DE MORAES

OBJETIVO

Levantar o perfil microbiológico dos pacientes com infecção intra-abdominal submetidos a intervenção cirúrgica no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes na Unidade de Cirurgia Geral. Avaliar o perfil dos pacientes com infecção intra-abdominal submetidos a procedimentos cirúrgicos no Hospital Univesitário Cassiano Antônio de Moraes.

MÉTODO

Todos os casos de infecções intra-abdominas microbiologicamente confirmadas, ocorridas no período de 01/01/2017 a 31/12/208 no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, foram examinados, retrospectivamente, através da revisão de prontuários e dos resultados de culturas de espécimes intra-abdominais. Foram excluídas as peritonites primárias. Os casos foram agrupados em infecções adquiridas no hospital ou presentes na admissão hospitalar. Dados demográficos, clínicos e microbiológicos foram analisados e o perfil de resistência antimicrobiana foi registrado.

RESULTADOS

94 pacientes apresentaram IIA microbiologicamente confirmada. Os bacilos gram negativos (BGNs) representaram 70% dos isolados tanto nas infecções admissionais como nas hospitalares, com E. coli predominando nas primeiras e K. pneumoniae, seguida por P.aeruginosa nas últimas. Como esperado, os BGNs causando infecções hospitalares foram muito mais resistentes aos antibióticos, tornando os beta lactâmicos uma escolha inicial arriscada para as infecções mais graves. Todos foram submetidos a intervenção cirúrgica (punção ou drenagem guiada por imagens, laparoscopia ou laparatomia). A média de abordagem cirúrgica por paciente foi 2,26. A mortalidade foi 25,5% e diretamente proporcional ao número de abordagens cirúrgicas (p=0,02)

CONCLUSÕES

A identificação dos principais agentes etiológicos das peritonites na unidade de cirurgia geral e o perfil de sensibilidade antimicrobiana são fundamentais na escolha da terapia empírica para as infecções presentes na admissão e para as adquiridas no hospital. Quando às presentes na admissão, é importante identificarmos as adquiridas na comunidades IIAc e as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Área

MISCELÂNEA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil

Autores

LUILSON GERALDO COELHO JUNIOR, DANIEL DE SOUSA RODRIGUES, BEATRIZ DE JESUS FURTADO BATALHA, ALOISIO VIEIRA SILVA, DIOGO STINGUEL THOMAZINI, MYRIAM SANTOS ALMEIDA, JOSÉ ALBERTO DA MOTTA CORREIA