Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE DE FENDA LABIAL E FENDA PALATINA NO MUNICIPIO DE BELEM, PA, DE OUTUBRO DE 2015 A OUTUBRO DE 2018.

OBJETIVO

Realizar um levantamento acerca do perfil epidemiológico dos pacientes com fenda labiopalatina no município de Belém, no estado Pará, no período de outubro de 2015 a outubro de 2018.

MÉTODO

O estudo possui caráter quantitativo e retrospectivo, analisando-se, a partir do DATASUS, dados públicos referentes à ocorrência de fenda labial e/ou fissura palatina relacionados a morbidades no período de outubro de 2015 a outubro de 2018 no município de Belém (PA). Durante o levantamento, as variáveis analisadas foram: faixa etária, cor, raça, idade, caráter do atendimento e ano do atendimento. Diante dessas, realizou-se uma análise estatística descritiva a partir de dados quantitativos e percentuais.

RESULTADOS

Dados apontam que uma em cada 700 mil crianças, que nascem no mundo, pode apresentar a fissura labiopalatal. No Brasil, a proporção é de uma para cada 650 nascimentos, segundo informações do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), da Universidade de São Paulo (USP). A importância de evidenciarmos um perfil epidemiológico para FLP constitui em traçar metas específicas, objetivando uma melhora significativa na qualidade do atendimento, visando uma maior satisfação por parte da comunidade envolvida, bem como, identifica necessidades e propõe soluções para os problemas, direcionando assim, as ações de saúde para dificuldades evidenciadas. Desse modo, a partir do levantamento realizado, observou-se o cadastramento de 155.190 pessoas, na plataforma DataSUS, que apresentaram morbidades ocasionadas por Fissura Labiopalatina durante o período analisado no município de Belém. Dessa forma, percebe-se que o perfil predominante dos pacientes atendidos foi de faixa etária entre 1 a 4 anos (36,91%), do sexo masculino (54,58%) e de raça parda (84,58%). Além disso, o tipo de atendimento mais recorrente foi eletivo (79,26%), em que o ano com maior índice de ocorrências foi 2016 (55,93%).

CONCLUSÕES

Percebe-se, a partir do levantamento, que o perfil epidemiológico das morbidades relacionadas à ocorrência da fenda labiopalatina em Belém, PA, apresenta características específicas, como uma predominância significativa em pessoas da raça parda, do sexo masculino e com acentuada ocorrência na faixa etária de 1 a 4 anos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil

Autores

Viviane Elleres Soares Alves, Rafael Machado Lobato, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Einar Afonso Fried dos Santos, Samara Nazaré dos Santos Costa, Fabiel Spani Vendramin, Igor Almeida Teixeira da Silva de Figueiredo