Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA MORBIDADE DE FENDA LABIAL E FENDA PALATINA NO MUNICIPIO DE MARABA, PA, DE OUTUBRO DE 2015 A OUTUBRO DE 2018.

OBJETIVO

Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes com Fissura Labiopalatina do município de Marabá, no estado do Pará.

MÉTODO

Trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo e descritivo. Foi realizada a análise de dados públicos do sistema DATASUS sobre pacientes com morbidades relacionadas a fenda labial ou fenda palatina internados entre o período de outubro de 2015 a outubro de 2018. As variáveis analisadas nesses três anos foram sexo, raça, faixa etária, caráter do atendimento e local de atendimento. De acordo com os números encontrados, foi aplicado conhecimento de estatística, onde os dados foram convertidos em valores percentuais e houve exposição destes por meio de gráficos e tabelas produzidos no software Microsoft Excel 2010.

RESULTADOS

As fissuras labiopalatinas (FLP) são malformações congênitas resultantes de falhas no processo embrionário entre a 4ª e 12ª semana, com acometimento de lábio superior, palato duro e assoalho da cavidade nasal. No Brasil as FLP atingem uma criança em cada 650 nascimentos. No período estudado, foram verificados 206 pacientes com casos de fenda labial ou fenda palatina no município de Marabá. Analisando esses números foi possível constatar que a maioria desses pacientes é do sexo feminino (53,39%). No que se refere à raça, a parda (97,57%) mostrou-se predominante. A faixa etária com a maior incidência foi a de 1 a 4 anos (31,55%) e o caráter de atendimento predominante foi o Eletivo (64,56%). Além disso, os dados também apontam que 99,51% dos pacientes foram atendidos no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso.

CONCLUSÕES

A partir do estudo realizado é possível perceber que os pacientes com FLP do município de Marabá possuem um perfil caracterizado por ser majoritariamente feminino, com uma predominância acentuada de casos na população parda, atingindo mais crianças, principalmente na faixa de 1 a 4 anos, e apresentam caráter eletivo de atendimento. O alto índice de atendimentos no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, conhecido por ofertar o serviço de cirurgia plástica reparadora, demonstra a importância desta instituição para o município em questão.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

Universidade Federal do Pará - UFPA - Pará - Brasil

Autores

Diego de Sousa Sena, Raissa Desyree Duarte Pereira, Tiago Braga Duarte, Michelle Gonçalves Maués, Samara Nazaré dos Santos Costa, Einar Afonso Fried dos Santos, Alessandra Barros Dysarz, Igor Almeida Teixeira da Silva de Figueiredo