Dados do Trabalho
TÍTULO
SIMULADOR DE ACESSO VENOSO SUBCLAVIO DE BAIXO CUSTO
OBJETIVO
Confeccionar um simulador de baixo custo para acesso venoso central por via subclávia.
MÉTODO
Foram utilizados materiais de fácil acesso e manipulação. Um manequim foi utilizado como base para fixação e adaptação dos equipamentos que simulariam a circulação venosa. Uma bomba de baixa voltagem garante a circulação do fluido corado e artificialmente hipertonificado, aumentando assim sua viscosidade e garantindo uma maior verossimilhança com a situação real. Foram utilizados condutos de PVC e látex. Este último por suas características adequadas ao procedimento como flexibilidade e consistência adequadas a punção e manutenção do fluxo sanguíneo artificial. Elementos de tapeçaria simulam a pele e o tecido subcutâneo. Tanto a construção quanto a manipulação do sistema foram feitas por aberturas na região dorsal e torácica do manequim.
RESULTADOS
O custo máximo foi de aproximadamente R$ 50,00. Conseguiu-se em aulas monitoradas a execução adequada e aceitável, dentro dos limites impostos pelos materiais, da Técnica de Seldinger. Aumentando a segurança do procedimento e revisão dos conceitos envolvidos na pratica segura e eficiente da técnica.
CONCLUSÕES
O campo de treinamento construído pelos ligantes se mostrou satisfatório e prático para o treinamento de acadêmicos e residentes. O aprimoramento da técnica utilizando o campo de pratica confeccionando contribuirá para a melhora do procedimento, garantindo maior confiabilidade e qualidade da manobra de acesso venoso central por via subclávia.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
Universidade Federal do Acre - Acre - Brasil
Autores
André Adler Batista Paulino, Lucas Reis Angst, David Martins Smangoszevisk , João Marcos Santos Silva, Felipe Silva Santos, Roxane Castro Alexandre, Hercules Magalhães Olivense Carmo, Andressa Milena Santos Rocha