Dados do Trabalho
TÍTULO
PRIASPISMO DE ALTO FLUXO: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O priapismo caracteriza-se pela ereção prolongada e persistente, não desencadeada por estímulo sexual. É classificado em isquêmico, tipo mais frequente, e não-isquêmico, mais raro, o qual destaca aumento do fluxo arterial na presença de retorno venoso preservado, levando ao aumento da pressão parcial de oxigênio no sangue presente nos corpos cavernosos. O diagnóstico pode ser realizado pela gasometria dos corpos cavernosos, que possui níveis semelhantes ao sangue arterial e sem acidose ou hipoxemia. Também pode ser detectado pela ultrassonografia peniana com Doppler evidenciando sinais de fístula arterio-cavernosa e aumento do fluxo nas artérias cavernosas. O tratamento de escolha é a embolização seletiva da artéria lesada, usando material não permanente, não sendo indicado esvaziamento e lavagem dos corpos cavernosos.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 21 anos, apresentou entumescência do pênis e hematúria macroscópica após episódio de trauma perineal fechado em bicicleta. Foi realizada ultrassonografia após 10 horas do trauma, na qual foi evidenciado aumento das dimensões do corpo cavernoso direito, caracterizando lesão intracavernosa de 2,5 centímetros, com aumento do fluxo ao Doppler, bem como continuidade com a artéria cavernosa adjacente, e configurando assim a presença fístula arterio-cavernosa. A conduta adotada foi realizar arteriografia para localizar a fístula e embolização da artéria bulbar direita com micro-mola de 2x2 milímetros e 0,2 mililitros de histoacryl, obtendo completa oclusão da fístula e sucesso terapêutico.
DISCUSSÃO
O priapismo de alto fluxo é uma patologia rara, e seu diagnóstico preciso e tratamento rápido e resolutivo é crucial para a integridade do paciente, já que com o atraso na instituição da terapêutica, pode ocorrer complicações, como fibrose precoce e disfunção da musculatura lisa, levando os pacientes à condição de disfunção erétil permanente.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
FAMENE - Paraíba - Brasil
Autores
Pedro Henrique Coêlho de Mélo Leite, Ana Paula Coêlho de Mélo Leite, Crislanny Regina Santos Silva, Tyssia Nogueira Lima, Mariana Albuquerque Luna, Carlos Alexandre de Albuquerque Maranhão, Laécio Leitão Batista, Antonio Vasconcelos Lima Filho