Dados do Trabalho
TÍTULO
INFLUENCIA DA EXPERIENCIA EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA LAPAROSCOPICA NA DESTREZA EM CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA ROBOTICA
OBJETIVO
Comparar o desempenho e aprendizado em simulador de habilidades robóticas entre cirurgiões experientes em cirurgia laparoscópica, cirurgiões experientes em cirurgia convencional e controles não médicos.
MÉTODO
Três grupos foram testados quanto à habilidades em cirurgia robótica: (a) Cirurgiões experientes em cirurgia laparoscópica (n=6), (b) Cirurgiões experientes em cirurgia convencional (n=6) e (c) Indivíduos não médicos (n=4). Todos os participantes tinham entre 40 e 50 anos e realizaram 5 repetições de 4 tarefas em simulador (habilidade de visão espacial; coordenação bimanual; coordenação mão-pé-visão; habilidade motora).
RESULTADOS
O grupo de cirurgiões experientes e o de não médicos mostraram igualdade de resultados e superioridade em relação ao grupo de cirurgiões experientes em cirurgia convencional, em 3 dos 4 testes. Todos os grupos melhoraram performance com as repetições.
CONCLUSÕES
Concluímos que: (a) Cirurgiões experientes em cirurgia laparoscópica obtiveram melhor desempenho em simulação de cirurgia robótica, (b) Indivíduos não médicos obtiveram desempenho semelhante aos cirurgiões experientes em cirurgia laparoscópica, (c) Cirurgiões experientes em cirurgia convencional tiveram desempenho inferior aos demais e (d) Todos os grupos melhoraram desempenho com aprendizado.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Marcos Belotto de Oliveira, Larissa Coutinho, André Luis Godoy