Dados do Trabalho
TÍTULO
HEPATECTOMIA ESQUERDA COM LESAO DA VEIA HEPATICA MEDIA E REPARO VIDEOLAPAROSCOPICO
INTRODUÇÃO
A ressecção hepática laparoscópica tem sido realizada no mundo inteiro com resultados seguros para doenças benignas e malignas. Além dos já conhecidos benefícios da técnica, como redução da dor no pós-operatório, menor tempo de internação hospitalar e retorno precoce às atividades habituais, estudos recentes mostram que, para lesões hepáticas, a técnica ainda reduz a perda sanguínea e a mortalidade sem causar prejuízos à recorrência de doenças malignas ou sobrevivência.
Apresentamos o vídeo de uma hepatectomia esquerda por videolaparoscopia realizada em um paciente do sexo masculino de 31 anos de idade, apresentando um nódulo sintomático e progressivo nesta topografia.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Um homem de 31 anos com história de nódulos hepáticos diagnosticados por exames de rotina realizou o acompanhamento desde 2016. Neste período, o nódulo evoluiu de 2 para 11 cm e passou a apresentar sintomas: o paciente relatava dor abdominal constante na região de hipocôndrio esquerdo. Devido à evolução do caso, optou-se por hepatectomia esquerda laparoscópica eletiva. Uma lesão da veia hepática foi reparada com sucesso durante o procedimento, sem outras ocorrências intraoperatórias. O curso pós-operatório não apresentou intercorrências e nenhuma transfusão de sangue foi necessária. O paciente recebeu alta após 4 dias. Posteriormente, o resultado da análise anatomopatológica demonstrou carcinoma de células claras do fígado.
CONCLUSÃO
Concluímos que a videolaparoscopia é uma abordagem cirúrgica segura para o tratamento de lesões hepáticas focais e sua realização deve ser considerada
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Marcos Belotto de Oliveira, André Luis Godoy, Larissa Coutinho