Dados do Trabalho


TÍTULO

HEPATECTOMIA ROBOTICA PARA ADENOMA HEPATICO

INTRODUÇÃO

A cirurgia robótica é cada vez mais utilizada em cirurgias hepáticas minimamente invasivas, trazendo resultados comparáveis ​​à cirurgia aberta, mas com os benefícios da cirurgia laparoscópica. Os dados atuais mostram que, quando realizada por cirurgiões experientes e pacientes selecionados, a hepatectomia robótica é segura e eficaz, resultando em uma baixa taxa de conversão, perda sanguínea razoável e baixa morbidade pós-operatória. Apesar de todos os resultados publicados, a técnica continua sendo praticada por um seleto grupo de cirurgiões em centros especializados e de grande volume. Apresentamos o vídeo de uma hepatectomia realizada por técnica robótica em um paciente de 42 anos, apresentando lesão no lobo hepático esquerdo.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

Mulher de 42 anos com dois meses de história de epigastralgia, dificuldade na digestão e sensação de estômago cheio. Durante a investigação, foi submetida a uma endoscopia digestiva alta que mostrava uma protuberância extrínseca ao estômago, comprimindo o órgão. Exames de imagem mostraram uma lesão de 13 cm localizada no lobo hepático esquerdo. Devido ao caso, a segmentectomia esquerda foi realizada pela técnica robótica. A cirurgia ocorreu sem a necessidade de transfusão sanguínea e não houve complicações intra ou pós-operatórias. A paciente recebeu alta no terceiro dia de pós-operatório. Posteriormente, o resultado anatomopatológico demonstrou adenoma hepático

CONCLUSÃO

O vídeo mostra o desempenho da hepatectomia robótica não complicada, reforçando evidências sobre a viabilidade e segurança da técnica.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Marcos Belotto de Oliveira, André Luis Godoy, Larissa Coutinho