Dados do Trabalho
TÍTULO
HERNIA DE LITTRE ESTRANGULADA: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A hérnia de Littré (HL), em alusão ao cirurgião Alex Littré, caracteriza-se pela presença de hérnia contendo divertículo de Meckel (DM) – persistência de parte do ducto onfalomesentérico, onde 30% possui mucosa ectópica, sendo a gástrica a mais comum – no seu interior. O diagnóstico da HL é intraoperatório, uma vez que sua clínica é indistinguível das demais hérnias e 90% dos DM são assintomáticos. Relata-se um caso de HL encarcerada.
RELATO DE CASO
L.B.C., sexo masculino, 53 anos, referia vômitos associados a dorsalgia, dor abdominal e abaulamento progressivo em região inguinal direita. Ao exame físico apresentava abdome doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal, com abaulamento volumoso e não redutível em região inguinal direita. A tomografia computadorizada (TC) abdominal evidenciou defeito herniário inguinal à direita, contendo alças de intestino delgado com sinais de sofrimento isquêmico. Procedeu-se inguinotomia com incisão transversa à direita, identificando-se as alças descritas à TC, porém sem sinais de sofrimento, além da presença de DM. Optou-se por correção do defeito herniário com reforço a Bassini e por conduta conservadora em relação ao DM. Evoluiu sem anormalidades com alta hospitalar no 1° dia de pós-operatório.
DISCUSSÃO
Apesar do DM ser a anomalia congênita mais comum do intestino delgado (1-4%), a HL é um diagnóstico extremamente raro, com apenas 50 casos descritos na literatura. No DM, o risco de complicações é de 4,2% e a mais frequente é o sangramento (30%), enquanto as HL correspondem a menos de 1%. A HL é mais predominante no sexo masculino e 50% ocorre na região inguinal, geralmente à direita. Sua complicação mais frequente é o estrangulamento, onde o intestino delgado pode ficar obstruído devido a torção mecânica ou secundária a uma inflamação. O tratamento mais comum da HL é a ressecção em cunha da base do divertículo através do saco herniário, todavia se discutem na literatura os riscos e os benefícios da retirada de um DM em achados ocasionais durante laparotomias. Essa conduta poderia levar a um aumento das chances de complicações pós-operatórias, aumentando assim a morbimortalidade. Outro dado relevante é que as chances de complicações diminuem conforme o avançar da idade, fator favorável ao tratamento conservador em DM assintomáticos, conduta adotada no caso reportado.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Hospital Santa Maria - Piauí - Brasil
Autores
Marizon da Costa Armstrong Júnior, Izaías Barboza Junior, Felipe José Mendes Raulino Neto, Carlo Victor Sousa Rodrigues, Élson Gomes Castro, Paulla Eduarda Reis Lourenço, João Victor de Oliveira Raulino, Brenda Irla Soares Santos