Dados do Trabalho
TÍTULO
A RELEVANCIA DOS EXAMES COMPLEMENTARES NO PRE-OPERATORIO
OBJETIVO
A avaliação pré-operatória (APO) busca promover a segurança em cirurgia e anestesia, assegurar melhor qualidade de atendimento, bem como, aperfeiçoar a utilização racional dos recursos de custeio no período perioperatório. A APO é realizada através da anamnese somada ao exame físico e aos exames complementares pré-operatórios (ECPO). Entretanto, estudos têm questionado a eficácia dos ECPO em identificar doenças não detectadas pela anamnese/exame físico e o seu valor preditivo para complicações perioperatórias, o que justifica o presente interesse na constituição deste trabalho e na pesquisa sobre o assunto. Este trabalho tem como objetivo principal a análise da associação dos exames complementares na avaliação pré-operatória com a morbidade perioperatória.
MÉTODO
Revisão de literatura, onde foram encontrados livros e artigos do tema proposto e analisados de maneira sistemática.
RESULTADOS
A morbidade perioperatória não mantêm nenhum tipo de associação com o número de exames solicitados nem com resultados alterados destes exames, mas sim com a qualidade dos mesmos. É fundamental estabelecer as características clínicas do paciente cirúrgico, por meio de uma anamnese e exame físico criteriosos e não substituí-los pela solicitação de exames complementares.
CONCLUSÕES
A escolha dos exames se baseia no julgamento clínico. Alguns exames são indicados para doenças ocultas em grupos de alto risco e para otimizar a terapia, o que diminui a morbidade e acarreta em menores mudanças no planejamento perioperatório. A preparação pré-operatória do paciente e o planejamento do manuseio perioperatório mais adequado melhoram o resultado e reduzem custos.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
ULBRA - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Laetitia Moraes Trindade, Pedro Henrique Cardoso Dall Agnol, Lucas Pastori Steffen, Júlia Tonietto Porto, Félix Kalicki Castilho, Juliana Zacher, Thiago Nuernberg de Moraes, Matheus Barbieri