Dados do Trabalho


TÍTULO

CISTO DERMOIDE EM APENDICE

INTRODUÇÃO

O cisto dermóide ou teratoma cístico é uma patologia rara, que pode ser classificada como benigna com apresentação matura e cística, e quando maligna, imatura e sólida. Além disso, a etiologia dos cistos pode ser congênita ou adquirida. Supõe-se que os congênitos ocorrem devido ao aprisionamento de epitélio no fechamento do sulco neural ou quando superfícies epiteliais coalescem no momento do crescimento embrionário. Já os adquiridos têm sua origem de forma traumática e/ou iatrogênica ou em virtude da fixação de epiderme em regiões favoráveis ao seu desenvolvimento.

RELATO DE CASO

C.A.D, masculino, 26 anos. Avaliado dia 24/08/11 relatou dor epigástrica em pontada, de baixa intensidade há cerca de 1 ano, sem irradiações e piorada após ingestão alimentar. Negou quaisquer alterações de ritmo intestinal, perda ponderal e cirurgias prévias.

Ao exame físico, paciente apresentou bom estado geral, hidratado, corado, anictérico, acianótico e afebril e abdome plano, normotenso, indolor à palpação e presença de massa palpável móvel medindo cerca 5 cm de diâmetro localizada em flanco direito. Realizada ecografia para abdome total, notou-se uma massa sólida ovalada e hipoecóica medindo 4,7 x 3,8 cm, localizada em flanco direito e na tomografia computadorizada de abdome com contraste, mostrou uma lesão expansiva nodular de densidade líquida homogênea, paredes finas e lisas, medindo 5,0 x 3,0 x 3,9 cm, em topografia de terço médio da cavidade abdominal à direita. Exames laboratoriais e colonoscopia normais. A conduta tomada foi uma apendicectomia com a retirada de toda a massa, que estava bem delimitada.

No pré operatório, paciente recebeu um preparo de cólon com manitol diluído. No ato cirúrgico, optou-se por uma laparotomia com incisão infraumbilical, na qual a massa apresentava aderências frouxas em omento e pelve com plano de clivagem. Realizou-se apendicectomia com ligadura do coto apendicular utilizando fio absorvível e finalizando com bolsa de tabaco.

Mantida em dieta líquida de prova, paciente evoluiu bem no pós operatório recebendo alta hospitalar 2 dias após o procedimento.

DISCUSSÃO

As patologias cisticas do tratogastrointestinal são menos prevalentes, e geralmente evoluem para um abdome agudo obstrutivo. No caso relatado o paciente queixou apenas de uma massa que crescia lentamente durante o ano, o que sugeria uma patologia benigna devido ao crescimento lento e assintomático. Além disso, o sítio de localização no relato apresentado é raro, uma vez que na literatura, dificilmente encontra-se relatos sobre cistos dermoides no apêndice.
A precisão de exames laboratoriais e de imagem são parâmetros importantes antes de uma indicação cirúrgica porque eventualmente, pode-se deparar com patologias malignas encontradas no mesmo segmento que evoluem para um pior prognóstico.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Fernanda Kiyomi Chaves, Sérgio Luiz Cruz Da Cunha